Venade quer uma praia fluvial no cais do Pego

0
373

A União de Freguesias de Venade e Azevedo, em Caminha, quer transformar o cais do Pego, junto ao rio Coura, numa praia fluvial. Para o efeito, já fez uma ação de limpeza que juntou trabalhadores da Junta e voluntários da freguesia.
“A limpeza não é de todo uma prática recorrente nos últimos anos. Foi uma iniciativa da Junta de Freguesia e decidimos, a título gratuito, juntar este grupo para fazer a limpeza neste local, onde passávamos grande parte dos nossos verões, quando éramos mais jovens”, explicou a presidente da Junta da União de Freguesias de Venade e Azevedo. De acordo com Sofia Pombal, o objetivo é criar, no futuro, uma praia fluvial no Pego. “Há um projeto para uma ecovia que liga Caminha a Vilar de Mouros, passando por Venade. Simultaneamente, também foi iniciado um projeto para a monitorização da qualidade da água com vista a se criar, no futuro, essa praia fluvial”, adiantou. “Porém, para a praia fluvial avançar é preciso, pelo menos, a monitorização da água por um período de três anos”, esclareceu a presidente.

Na limpeza que foi feita recentemente nesta área fluvial estiveram empenhadas nove pessoas, entre trabalhadores da Junta e voluntários. A autarca socialista adiantou ainda que a prioridade mais emergente na união de freguesias é “refazer algumas das estradas que estão em muito mau estado”.