Melgaço foi considerado o município do Alto Minho mais amigo das famílias

0
205

Melgaço foi considerado o município mais amigo das famílias numerosas do Alto Minho pelo 3º ano consecutivo. O município havia já conquistado esta posição em 2015, 2019 e 2020. Os dados são da 7ª edição do Estudo Comparativo dos Tarifários de Abastecimento de Água de Portugal, promovido pela Associação Portuguesa das Famílias Numerosas.

De acordo com este relatório, a nível nacional, Melgaço ocupa o 27º lugar num universo de 308 municípios portugueses. Esta classificação é o resultado do “índice de Equidade Familiar – Ranking da Água: Discriminações familiares”, onde Melgaço ocupa a 40ª posição a nível nacional, e do “Índice de municípios de residência das famílias – Ranking da Água”, ocupando Melgaço a 145ª posição a nível nacional.

“É uma excelente posição a nível regional e nacional. É o resultado de uma política de preços que não penaliza os agregados familiares maiores, mesmo considerando que o seu padrão de consumo tende a ser maior e, portanto, a situar-se em escalões com um tarifário mais caro”, realça o autarca de Melgaço, Manoel Batista.

Em prol do desenvolvimento social e económico, Melgaço tem vindo a apostar num conjunto de iniciativas assentes numa estratégia de desenvolvimento sustentável do concelho e de melhoria da qualidade de vida dos munícipes. “Este é também o resultado da política de criação de novas oportunidades que temos adotado para as pessoas e para os agentes económicos do concelho. E são várias as áreas de atuação no âmbito desta estratégia, como agora vemos reconhecido o nosso trabalho”, acrescentou.

Com o objetivo de se dissuadir o consumo excessivo de água, Melgaço realiza a tarifação segundo escalões de consumo, com valor crescente. No entanto, tendo em conta que esta situação não entra em linha de conta com a dimensão da família, o que leva a que a tarifação penalize fortemente as famílias mais numerosas, a autarquia melgacense adotou a manutenção de escalões para as famílias com um agregado igual ou superior a 5 pessoas.