Ministro reconhece “ousadia” de Coura ao querer compensar quem preserva floresta

0
221

O ministro do Ambiente e da Ação Climática prometeu organizar em Paredes de Coura uma reunião com industriais, agrupamentos de baldios, entidades universitárias, Agência Portuguesa do Ambiente e sectores económicos para estudar “como é possível investir no capital natural e com isso demonstrar à comunidade o papel da compensação para o território”.

Numa visita que fez à Paisagem Protegida do Corno do Bico, onde foi inaugurado o Centro Cyclin Portugal de Paredes de Coura, Duarte Cordeiro reconheceu a “ousadia” do autarca Vitor Paulo Pereira quando há dias defendeu o “desenvolvimento do ecossistema” e a necessidade de se encontrar um enquadramento jurídico para compensar quem cuida da floresta, por considerar que presta um serviço à Humanidade. “É possível inovar na natureza, reconhecendo o valor que os territórios têm”, sublinhou o ministro, apontando como caminho a “descarbonização da indústria e investindo na natureza”.

Ao reconhecer as enormes potencialidades da Paisagem Protegida do Corno do Bico onde coexistem “espécies de elevada prioridade de preservação”, Duarte Cordeiro apontou o agora Centro Cyclin Portugal de Paredes de Coura como um elemento fundamental para o desenvolvimento do turismo da natureza, ao potenciar a mobilidade ciclável e para que “as áreas protegidas sejam vividas”.

Uma ideia também defendida pelo autarca de Paredes de Coura, para quem “a paisagem é dinâmica, pelo que tem que se conciliar os interesses económicos e a biodiversidade com equilíbrio”.

O Centro Cyclin Portugal instalado junto ao Centro de Educação e Interpretação Ambiental da Paisagem Protegida do Corno do Bico, em Vascões, integra oito percursos de BTT, oito de Ciclismo de Estrada, cinco de Gravel, Pistas de XCO e XCC, num total de mais de 1300 quilómetros de percursos destas disciplinas de ciclismo, num território de excelência que é Paredes de Coura.

Esta infraestrutura desportiva e turística, com edifício de apoio principal no CEIA, na antiga Colónia Agrícola de Chã de Lamas, Vascões, integra a rede nacional de Centros Cyclin Portugal com homologação da Federação Portuguesa de Ciclismo e ambiciona ser uma referência nacional pela qualidade dos percursos em que a Paisagem Protegida de Corno de Bico, com a sua extensa mata de carvalhos e castanheiros, é um exemplo.