“Cortejo etnográfico das Feiras Novas é um hino à alegria”

0
373

 

O cortejo etnográfico das Feiras Novas atraiu milhares de pessoas a Ponte de Lima este sábado. Durante mais de três horas, desfilaram pelas ruas da vila as mais típicas tradições das freguesias de Ponte de Lima. Ao longo do percurso, que estava pejado de gente, as centenas de participantes do cortejo ofereceram vinho, broa caseira, chouriço, azeitonas, tremoços, sardinhas, fêveras, sidra, jeropiga, figos entre outros petiscos bem tradicionais desta região.

O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte foi o convidado de honra deste cortejo. Além dos representantes oficiais do Município e de instituições de Ponte de Lima, na tribuna de honra, entre outros, marcaram também presença alguns dos deputados eleitos pelo distrito, o vice-campeão olímpico e limiano Fernando Pimenta e o anterior presidente da Câmara de Ponte de Lima.

No final do extenso cortejo, dividido entre usos e costumes, actividades agrícolas e tradições e industrias artesanais, o presidente da Associação Concelhia das Feiras Novas estava satisfeito pela adesão da população das freguesias a este emblemático e obrigatório ponto do programa das Feiras Novas. Gonçalo Rodrigues considerou que o cortejo etnográfico das Feiras Novas é um “hino à alegria” do povo limiano.

No final do cortejo, a festa continua pelas ruas de Ponte de Lima, onde se vêem centenas de pessoas a fazer piqueniques em rotundas ou em qualquer outro lugar que encontrem vago. No centro histórico, esta é mais uma noite dedicada às rusgas e concertinas, antes do fogo de artifício à meia noite.

Este domingo, o destaque da programação da “romaria de noite e de dia” é para o cortejo histórico, pelas 15:30 horas. Mas antes disso, de manhã, o Largo de Camões é o palco para os concertos das bandas de música a partir das 9 horas.