Chef vianense preparou bacalhau para ministros e primeira dama da Islândia

0
224

Sónia Sá, chef de cozinha formada pela Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo e vencedora do Concurso Bacalhau da Islândia, apresentou a sua criação do “fiel amigo” naquele país. Sónia viajou até à ilha do norte da Europa com os vencedores do concurso de Espanha e Itália e apresentou o seu prato vencedor a várias figuras ilustres da Islândia, nomeadamente a ministros e à esposa do Presidente do país. 

Formada em Gestão e Produção de Cozinha pela Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo e, atualmente, a desempenha funções de Chef de Cozinha na Quinta do Outeiro, Sónia não podia estar mais contente com a experiência. “Pude ver as maravilhas da Islândia e enriquecer o meu conhecimento gastronómico e cultural. Além disso, tive a oportunidade de conhecer os vencedores de Espanha e Itália, por isso, tenho de agradecer à organização, por todo o empenho e dedicação, que senti durante esta fantástica viagem”, declarou a chef que teve a oportunidade também de conhecer uma aldeia de pescadores que se dedica à pesca do bacalhau.

“A Sónia, que sempre foi uma aluna de uma dedicação e empenho excecionais, representa, acima de tudo, o perfil do aluno de saída desta Escola: talento, vontade e ambição maturados com formação técnica de qualidade e o “saber-ser”, destacou Helena Cardoso, diretora da Escola de Hotelaria de Viana do Castelo. 

O projeto “Prova e partilha o segredo do Bacalhau da Islândia” tem como promotores a Associação Islandesa de Produtores de Bacalhau Salgado e a Promote Iceland, com o apoio do Governo da Islândia.