Escariz S. Martinho na rota das tradições e das … colheitas

0
263

A igreja paroquial de Escariz S. Martinho, no concelho de Vila Verde, foi decorada com quadros feitos com frutos, legumes, cereais, sementes e outros produtos da atividade agrícola e do mundo rural. 

Como salientou a presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Rodrigues Fernandes, a abertura da XIX Festa das Colheitas de Escariz S. Martinho foi “um momento intenso e de demonstração da grande capacidade de trabalho e do orgulho da comunidade local nas suas tradições e no legado que marca a identidade da freguesia”. 

As decorações e quadros cénicos no interior da igreja impressionaram os visitantes, que assistiram ainda a um cortejo com produtos locais. A tarde foi ainda de trabalho no campo, onde populares puderam ceifar o milho, para a grande desfolhada à moda antiga que preenche uma noite cheia de animação popular. 

“É gratificante sentir o pulsar, a emoção e a dinâmica das pessoas na recriação destas atividades agrícolas, valorizando a identidade, os valores e o modo de vida do mundo rural”, partilhou Júlia Fernandes, enaltecendo o trabalho das instituições e das pessoas na organização do evento. 

Organizada pela paróquia e pela Junta da União de Freguesias, a Festa das Colheitas de Escariz S. Martinho prossegue este domingo, num programa recheado de gastronomia e recriações de práticas ancestrais, numa animação popular que conta com tocadores de concertinas e cavaquinhos, cantares ao desafio e um Festival Folclórico, O programa inclui ainda uma feira agrícola. 

 Este domingo, às 15h30, arranca a X Corrida de Carrinhos de Rolamentos e Rodas de Lanhas, organizada pela Junta de Freguesia e com a participação da Federação Galega Desportos de Inercia e da Federação Inércia Asturiana. 

Na manhã deste domingo haverá ainda em Gême a subida em bicicleta ao Monte de Santa Engrácia, onde às 12h00 será inaugurado o novo Parque de Merendas.