Em 2021 o Intermarché doou mais de 1,8 milhões de euros em produtos alimentares

0
214

Em 2021 o Intermarché, insígnia alimentar do grupo Os Mosqueteiros, doou 1,876 milhões de euros em produtos alimentares a várias instituições locais de todo o país. Os donativos são provenientes de vários pontos de venda da insígnia, tendo assente o princípio de gestão autónoma de cada loja Intermarché, bem como das bases logísticas do Grupo e inserem-se na política de combate ao desperdício alimentar.

A par dos donativos, a insígnia também tem implementado várias iniciativas nos seus pontos de venda para reduzir o fluxo de resíduos alimentares e os custos associados à sua recolha. Destacam-se a melhor gestão de encomendas, rotação de stocks, venda de produtos com aproximação de fim de prazo de validade a preços reduzidos e doações alimentares ou produtos para alimentação animal a associações locais.

Nos pontos de venda da insígnia alimentar também são promovidas práticas como a utilização do pão do dia anterior para outros fins, venda de bolos de aniversário e pastelaria a preços reduzidos ao final do dia, utilização de sobras ou de outros produtos na secção take-away ou a sua venda a preço reduzido. Com estas iniciativas, a insígnia demonstra-se ativamente comprometida com a Estratégia Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar (ENCDA), divida em três grandes objetivos estratégicos: prevenção, redução e monitorização.

Todas estas ações pretendem fortalecer o Intermarché com a sustentabilidade e com a responsabilidade ambiental e social, missão que está na génese do Grupo os Mosqueteiros. A insígnia pertence ainda ao Movimento Unidos Contra o Desperdício, que pretende alertar a população para a problemática do desperdício alimentar e consequentemente mitigá-la.