“Celebramos a chegada a Portugal de uma das maiores classificadoras de navios do mundo”

0
232

A China Classification Society (CCS), uma das maiores classificadoras de navios do mundo, inaugurou o seu primeiro escritório em Portugal numa cerimónia que contou com a presença do secretário de Estado do Mar. José Maria Costa congratulou-se com a chegada a Lisboa da empresa para “começar a actuar no âmbito da certificação dos navios de Bandeira Portuguesa”.

Após um protocolo assinado com a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), o escritório da CCS em Lisboa abrangerá todos os serviços de levantamento marítimo em Portugal.

Além do secretário de Estado do Mar, a cerimónia contou com a presença do diretor-geral da DGRM, José Carlos Simão, do embaixador da China em Lisboa, Zhao Bentang, de Huang Liang, manager da CCS Lisboa, Wang Baochun, general manager da CCS Atenas, e ainda de Pedro Rebelo de Sousa, da EISAP Portugal – European International Shipowners’ Association.

Com o acordo estabelecido, a CCS passa a poder actuar em nome da Administração Marítima Portuguesa, uma vez que lhe é delegado um conjunto de tarefas estatutárias, permitindo-lhe como Organização Reconhecida (OR) aprovar projetos, realizar inspeções, vistorias e certificação dos navios autorizados a arvorar a bandeira portuguesa, bem como proceder à respetiva emissão dos certificados de segurança e de prevenção da poluição.

A CCS faz também parte do conjunto restrito de classificadoras com melhor performance técnica, pertencentes à “International Association of Classification Societies” (IACS), cuja missão é garantir a boa classificação dos navios no sentido de os manter seguros e amigos do ambiente.

Mais de 90% da tonelagem mundial de carga transportada segue as regras e normas estabelecidas pelas doze Sociedades Membros da IACS para a concepção, construção e manutenção estatutária dos navios, sempre no devido cumprimento das convenções internacionais sobre segurança marítima e prevenção da poluição marinha.

Fundada em 1956, a CCS tem vindo a ganhar relevância no panorama internacional, muito pela ascensão dos estaleiros e armadores chineses, como a COSCO Shipping, pelo que o acordo agora assinado permitirá que a Bandeira Portuguesa acompanhe a evolução do transporte marítimo internacional e diversifique o seu espectro de atuação em novos mercados.