Alunos de Ponte de Lima foram os primeiros “mini-heróis da poupança”

0
371

Ponte de Lima foi o primeiro município a receber o projeto “Os Mini-Heróis da Poupança”. Esta iniciativa, cujo mote é “De pequenino com foco no tostão, é que se poupa no cofrinho”, chegou à Escola Básica 2/3 da Correlhã e ao Centro Educativo da Facha. Cerca de 225 alunos de Ponte de Lima foram os primeiros a receber o projeto que pretende dar a oportunidade de, através de jogos e outras atividades lúdicas, ficar a saber de onde vem o dinheiro e receber algumas dicas sobre como o gastar e poupar.

“Com este projeto a marca DS Intermediários de Crédito pretende ajudar as famílias portuguesas a terem vidas financeiras mais sustentáveis, chegando às escolas e às crianças, que continuam a ser as melhores embaixadoras para levar o conhecimento para dentro das suas casas. Neste sentido, com este projeto pretende-se desenvolver a literacia financeira dos mais novos, mas também, contribuir para a sensibilização da importância da gestão do orçamento familiar junto dos mais velhos”, indicou a marca.

Serão vários os temas abordados, todos eles devidamente adaptados à idade das crianças (entre os 6 aos 9 anos) e cuja responsabilidade estará a cargo de uma equipa pluridisciplinar composta por técnicos e pedagogos. O projeto decorrerá durante todo o ano letivo. No 1º período teve início a realização dos workshops, jogos e oferta de materiais didáticos aos alunos e professores das escolas aderentes, no 2º período irá decorrer um concurso em que as escolas podem submeter trabalhos realizados com base nos conhecimentos adquiridos pelos alunos e no 3º período será lançado o livro “A menina que sonhava comprar a Lua”, momento em que os vencedores do concurso também serão anunciados.

“Enquanto marca acreditamos que não basta ajudar na negociação e contratação de produtos financeiros, mas que é essencial que cada família adquira conhecimentos sólidos que lhes permita controlar o seu orçamento de forma consciente, principalmente agora que se antecipam tempos difíceis. Com as 120 lojas DS INTERMEDIÁRIOS DE CRÉDITO espalhadas por todos os distritos de Portugal Continental e ilhas acreditámos de imediato que seria possível implementar este projeto de forma muito próxima a pelo menos uma escola por distrito. A ver pelo início do projeto acreditamos que iremos superar facilmente este objetivo sensibilizando milhares de crianças e as suas famílias”, reiterou Marta Almeida, directora do projecto.

As próximas escolas a receber o projeto “Os Mini-Heróis da Poupança” pertencem aos municípios de Valença, Monção, Benedita, Rio Maior e Moura chegando assim a mais de 1100 crianças.