José Maria Costa: “A descarbonização do transporte marítimo é uma prioridade para Portugal”

0
264

O secretário de Estado do Mar, o vianense José Maria Costa, reuniu esta sexta-feira com o vice-ministro do Transporte Marítimo do Egipto, Reda Ahmed Ismail, com vista a reforçar oportunidades de cooperação na área do transporte marítimo. O encontro decorreu em  Sharm El Sheik, no Egito, no âmbito da COP27, a 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas. 

José Maria Costa salientou que a cooperação com o Egipto tem sido reforçada no âmbito da estratégia nacional para o mar, nomeadamente para ajudar este país do continente africano a “construir a sua estratégia no âmbito da segurança e transporte marítimo”. Notando que “a descarbonização do transporte marítimo é uma prioridade para Portugal”, José Maria Costa garantiu que “há uma grande preocupação dos países em encontrar formas de reduções das emissões dos navios”. “Todos estes encontros e estas preocupações ambientais são fundamentais para que Portugal possa continuar a ter um papel importante como tivemos também este ano com a realização da segunda conferência das Nações Unidas sobre os oceanos “, vincou o secretário de Estado do Mar. 

No âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, José Maria Costa participa este sábado na sessão de abertura do evento “Green Shipping Challenge – a Climate Smart, Equitable and Resilient Maritime Sector: Turning Commitments into Action Globally”, organizado pela UN Global Compact, onde se vão discutir e aprofundar os compromissos assumidos por diversos países na COP27 em relação à descarbonização do transporte marítimo.