Ponte do Mouro reclassificada como Aldeia de Portugal

0
254

A Ponte do Mouro, pertencente às freguesias de Barbeita e Ceivães, em Monção, foi reclassificada como Aldeia de Portugal, “reforçando a importância do seu legado histórico, patrimonial e natural, através de um novo conceito de turismo rural baseado na partilha de recursos e potencialidades”. 

A Câmara Municipal de Monção explicou que a classificação de Ponte do Mouro foi obtida no dia 22 de fevereiro de 2013, tendo a reclassificação acontecido no dia 9 de novembro de 2022, devendo-se ao “cumprimento integral de um conjunto de novos compromissos expressos no Regulamento/Caderno de Normas da Rede Aldeias de Portugal”.

Originária do século XIV, a Ponte do Mouro foi remodelada em 1627, encontrando-se classificada como Imóvel de Interesse Público. Em 1386, testemunhou o encontro histórico do Rei D. João I com o Duque de Lencastre, pretendente ao trono de Castela. Neste encontro, estabeleceram-se as condições da cooperação militar portuguesa com o rei inglês, que pretendia conquistar Castela. Ficou também acordado, o casamento do Rei D. João I com Dona Filipa de Lencastre, filha do duque.