Vianenses preferem ler em papel

0
294

Um inquérito sobre hábitos de leitura feito a 150 vianenses, pela Associação Empresarial de Viana do Castelo, mostrou que a maioria (47%) prefere ler em formato papel, seguindo-se o digital (34,5%) e 24% lê em ambos os formatos. A grande maioria prefere ler livros, depois jornais e, por último, revistas.
“No que diz respeito à aquisição de livros, a maioria afirmou ter comprado o último livro no último mês (36.5%), seguida pelos que compraram no último ano (25,7%) e na última semana (13,5%). Há aqui a reter que uma percentagem considerável de 18,3% não sabe ou não respondeu a esta questão”, divulgou a AEVC. “A maioria dos vianenses acede à leitura através da aquisição em livrarias, sendo que a segunda opção mais votada foi o acesso online, seguida de feiras do livro e do contexto escolar”, acrescentou.
Em relação aos hábitos de leitura de imprensa, os jornais generalistas diários, as revistas de especialidade e de informação foram os géneros informativos mais destacados pelos inquiridos. De acordo com os resultados do inquérito, que foi feito nas ruas e estabelecimentos de Viana do Castelo, a Feira do Livro é visitada por 64,2% dos inquiridos e, desses, 40% afirma adquirir livros no evento, quase tantos quanto os que não responderam à razão pela qual o visitam (39%). 13,7% afirmam que vão passear e apenas 2,1% vai assistir aos eventos. 5,3% afirma que não adquire livros devido aos preços.