Alunos de Monserrate extasiados com visita ao Parlamento Europeu

0
297

Um grupo de 24 alunos da Escola Secundária de Monserrate foi até ao Parlamento Europeu, no âmbito do programa Euroescola. Os alunos participaram, em novembro, num debate com outros jovens da União Europeia sobre redes sociais os perigos para a democracia e foram premiados com a viagem até Estrasburgo.

“Muito mais que uma deslocação ao centro da democracia europeia, esta viagem foi um percurso cultural, educativo e pedagógico extremamente enriquecedor”, asseguraram os professores que acompanharam os alunos. O Agrupamento de Escolas de Monserrate é um estabelecimento com certificação EPAS European Parliament Ambassador School Programme, (Escola Embaixadora do Parlamento Europeu), cujo principal objetivo é facultar aos alunos conhecimentos para uma maior consciencialização da cidadania europeia.

No primeiro dia, os alunos visitaram o centro histórico de Colmar, considerada “a pequena Veneza” de França, e a vila pitoresca de Riquewihr, uma autêntica aldeia museu ao ar livre de beleza indescritível. Para alguns, a radiante e inesperada descoberta da Casa-Museu do arquiteto Frédéric Auguste Bartholdi (escultor francês e autor da estátua da Liberdade) foi surpreendente.

No segundo dia, o programa cumpriu-se na cidade de Estrasburgo, uma comuna situada no leste da França, na margem esquerda do Rio Reno. O encantamento que todos experienciaram quando calcorreavam as ruas de Estrasburgo foi diversas vezes traduzido na frase “tenho de cá voltar em família!”. A imponente catedral gótica fascinou e maravilhou todos, numa autêntica aula de arte ao vivo! A sua grandiosidade arquitetónica, a extraordinária fachada e a riqueza deslumbrante dos seus gigantes vitrais conseguiram fazer imergir os visitantes numa atmosfera inebriante pelas sensações despertadas. Foi possível ainda apreciar as típicas casas de madeira (renascentistas), extraordinariamente decoradas e esculpidas com estátuas de uma impressionante mestria técnica. Ainda nesta cidade, houve tempo para se  explor o Bairro de La Petite France, a zona medieval que se situava fora dos muros, destinada aos ofícios mais estigmatizantes socialmente na época, mas que constitui, hoje, uma atração turística.

O dia seguinte foi preenchido pela deslocação ao Parlamento Europeu para discutir se a Europa estará preparada para a crise energética. “Estar no palco da democracia europeia e ser o protagonista da ação política foi, sem dúvida, o momento alto desta viagem. A imensidão física da sala plenária do Parlamento, preenchida por uma moldura humana geograficamente pluricultural dos Estados-membros, a funcionar na sua plenitude como uma assembleia de eurodeputados, acompanhada pelo cântico do melodioso Hino da Europa despertou em todos ressonâncias emotivas difíceis de serem expressas nesta narrativa escrita. Porque há momentos extraordinários e experiências únicas, estar no hemiciclo europeu foi um feito incrível. Sentir e ver a ESM no centro da decisão política foi calorosamente gratificante. Até o orgulho português lá esteve!”, descreveram as docentes Luísa Rocha e Manuela Felgueiras.

Finalmente, no último dia, depois da euforia da vivência em democracia, seguiu-se a visita ao ex-campo de concentração de Natzweiler-Struthof para ver, ouvir, sentir e refletir num espaço que é uma lição de história, numa viagem que se quer em silêncio e introspetiva. Neste dia, ainda houve tempo para uma passagem pelo santuário de Monte Sainte Odile, a mãe da Alsácia, com uma vista panorâmica excecional sobre a Floresta Negra.