Viana é mar, rio e montanha!

0
547

Álvaro Queirós # Opinião

 

Comummente ouvimos dizer que Viana do Castelo têm tudo – tem mar, rio e montanha! E são essas características que tornam a chamada princesa do Lima numa cidade tão bela!

Nos últimos anos tem sido feita uma aposta de requalificação das zonas balneares, nomeadamente na praia do cabedelo e na praia norte, sendo que esta última gerou bastante polémica, não só pelo dinheiro gasto/investido nos projetos, na própria requalificação, mas também por lhe alterar significativamente a sua identidade e a relação das pessoas com o local e com o mar. Volvidos cinco anos da sua inauguração ainda continuam por concluir infra-estruturas que já deviam estar ao serviço da comunidade. Sobre a avaliação global da requalificação, cada um terá a sua opinião, e certamente que cada um encontrará aspetos positivos e aspetos negativos da mesma.

Relativamente ao Rio Lima, a dinamização desportiva, nomeadamente com os desportos ligados ao remo, canoagem/kayak e vela ajudaram a melhorar a relação do rio com a comunidade, mas talvez se pudesse ir um pouco mais longe com algum género de atividade turística. Claro está que seria necessário corrigir definitivamente a situação das descargas de esgotos que há muito assolam a zona próxima da ponte Eiffel, quer seja da margem esquerda quer seja da margem direita do Lima.

O Monte de Santa Luzia, do meu ponto de vista, será ainda o diamante por lapidar no que diz respeito à valorização económica, cultural e até religiosa! Repare-se que a citânia de Santa Luzia, poderia desempenhar um papel mais ativo na dinamização cultural Vianense e, ou muito me engano, ou uma grande parte dos Vianenses nem sequer conhece a sua existência. 

O próprio turismo religioso estará a ser bem explorado dada a falta de infra-estruturas de apoio? Será que podemos ir mais longe neste ponto, nomeadamente com parcerias com promotores turísticos nacionais e estrangeiros?

A valorização do monte de Santa Luzia não poderia ser feita através da construção de passadiços? Passadiços esses que interligassem várias zonas entre si, respeitando a fauna e a flora existente, podendo também servir de pontos de vigilância e de proteção ao próprio monte. A vantagem deste tipo de projeto é que pode ser feito de forma faseada com avaliações da sua pertinência e impacto durante a realização do mesmo. 

Mas arrisco-me a dizer que seria um projeto de sucesso garantido, até porque está mais do que experimentado em vários pontos do país e não deveríamos de ter qualquer tipo de vergonha em adapta-lo à nossa realidade!

E aí sim, teríamos uma trilogia perfeita a caracterizar a nossa cidade!