Robótica moderniza e mantém postos de trabalho na “Prego e Fernandes”

0
449

A empresa Prego & Fernandes, que se dedica à extração de pedra na freguesia de Arcozelo, Ponte de Lima, está a investir em robôs para melhorar a qualidade de trabalho e para acompanhar as novas exigências do mercado. Apesar da aposta em tecnologia de ponta, a empresa mantém os mesmos postos de trabalho, mostrando que “o investimento na robótica não tem que implicar despedimento de funcionários”.

Manuel Prego contou que o primeiro robô foi comprado em 2021, tendo a empresa adquirido o segundo no passado mês de novembro. Só quatro empresas no Norte de Portugal possuem duas máquinas deste género. “São robôs idênticos aos do ramo automóvel, só que adaptados ao trabalho com o granito. São máquinas que estão a revolucionar o mercado e a última que adquirimos é a primeira com visão na Europa porque ela faz a leitura das peças e faz o acabamento do granito, ou seja, dá o toque final à peça. O funcionário só introduz os dados ao robô e o robô executa”, explicou o empresário do ramo da extração do granito, acrescentando que as novas tecnologias conseguem colmatar algumas dificuldades do setor industrial. “Agora há pouca mão de obra  no setor e foi necessário  recorrer à tecnologia, mas não se despediu ninguém, muito pelo contrário, mete-se mais gente”, salientou, vincando que nos últimos anos a revolução tecnológica na área do granito foi “muito grande”.  “E temos que nos adaptar e para o ano contamos fazer um grande investimento em mais máquinas de última geração porque senão não conseguimos competir com o resto da Europa. O mercado assim o exige”, reiterou Manuel Prego, garantindo que não vai despedir nenhum funcionário por causa dos robôs.

“Os funcionários não necessitam de fazer o que faziam porque era um trabalho mais manual e agora passam a ser as máquinas a fazer esse trabalho. A empresa que vende os robôs dá formação e os funcionários também vão aprendendo  uns com os outros. A gente que está aqui dentro é que manipula estas máquinas e manipulam e bem. Desde que seja dada a formação toda a gente tem capacidade e tendo formação está capacitado”, considerou, notando que a empresa aposta, essencialmente, na exportação, tendo como principal mercado toda a Europa.

 

 

“Neste momento, a empresa tem cerca de 30 funcionários e trabalho a 100 % para o estrangeiro. A empresa ao longo dos anos tem crescido. O primeiro investimento foi em 2014 com as novas instalações e acho que em 2023 e 2024 vamos fazer um investimento muito mais significativo. Estas máquinas vão aumentar a faturação e qualidade do nosso produto”, assegurou Manuel Prego. A Prego & Fernandes foi uma das empresas pioneiras na aposta nas energias verdes, instalando painéis fotovoltaicos com uma potência de 250 KW. A Prego & Fernandes está instalada junto ao pólo de granito de Ponte de Lima, que apesar de já ter sido inaugurado em 2021 continua sem empresas no local. “O pólo de granito já devia estar cheio de empresas. Não sei se não querem vir ou se há algum entrave”, realçou.