Muito carinho, ternura, alegria e amizade no campeonato nacional de judo adaptado em Viana

0
597

Viana do Castelo recebeu, pela primeira vez, uma prova nacional de judo adaptado, que reuniu no pavilhão desportivo da Escola da Abelheira cerca de meia centena de participantes. 

A organização do evento foi apadrinhada pelo SC Vianense, em parceria com a Associação Nacional de Desporto para Desenvolvimento Intelectual (ANDDI), a Associação de Judo do Distrito de Viana do Castelo e a APPACDM. “Este evento está integrado nas comemorações do 125.º aniversário do SC Vianense e na programação da Cidade Europeia do Desporto. É uma experiência que estamos a fazer numa altura em que se está a começar a apostar no judo adaptado no distrito de Viana do Castelo”, explicou José Oliveira, responsável pela secção de judo do SC Vianense desde 1988.

O mestre revelou ainda que a prova reuniu cerca de meia centena de atletas de “Braga, Guimarães, Castelo Branco, Porto e Viana do Castelo”, seis dos quais do Alto Minho. “É um número aceitável, porque começamos a desenvolver esta atividade há pouco tempo. E é gratificante trabalhar com estes atletas. Eles empenham-se, são carinhosos, sabem ouvir, sentem-se integrados. E isto é muito importante”, acrescentou ainda o especialista em judo que, uma vez por semana, ensina a modalidade de forma gratuita aos utentes da APPACDM.

Pedro Fornelos, diretor pedagógico na APPACDM de Viana do Castelo, contou que a prática do judo adaptado se iniciou em 2022, em Valença, “já disseminou para Monção e está a disseminar, agora, para Viana do Castelo”. Para isso, tem contado com a colaboração de mestres como José Oliveira e também Rui Ferreira, do Judo Clube de Valença (Juvalença).

“O nosso objetivo é que esta modalidade e outras como o remo, a natação, o stand up paddle ou o voleibol, que já existem, continuem a ser praticadas na APPACDM. Que exista inclusão pelo desporto. E que as pessoas com deficiência tenham acesso às atividades desportivas como todas as outras pessoas têm”, clarificou.

Pedro Fornelos admitiu também que está confiante de que irá atingir esse objetivo, até porque tem notado, “nos últimos anos, uma maior abertura por parte dos clubes para fazerem parcerias”. “Os clubes locais vêem que a APPACDM começa a ter alguma experiência no que diz respeito a adaptar o acesso ao desporto para os utentes e então tem havido muita parceria”, reconheceu, antes de esclarecer que o objetivo das parcerias é que não haja custos.

“Não podemos dar custos às famílias dos nossos utentes, que muitas vezes são famílias com algumas dificuldades financeiras, com verbas mensais à justa… Então, tentamos sempre que estas parcerias sejam a título gratuito. E os clubes têm mostrado abertura nisso. O José Oliveira tem ido uma vez por semana à APPACDM dar treino gratuito. E o Rui Ferreira também faz isso em Valença e em Monção”, enalteceu.

Para além da prova de judo adaptado, o SC Vianense vai organizar, no próximo dia 25 de março, um torneio para crianças no Pavilhão Municipal de Monserrate.