Escola Secundária de Monserrate celebrou o dia do Pi

0
581

O Clube de Matemática do Agrupamento de Escolas de Monserrate organizou, no dia 14 de março, as comemorações do dia do Pi ou Π , a famosa constante de Arquimedes cujo valor aproximado é 3,14 e que, por isso mesmo, se celebra no dia 14 do terceiro mês do ano.

Foram várias as iniciativas desenvolvidas neste âmbito pelas docentes Elisabete Freixo, Isabel Rodrigues e Rosa Cruz, responsáveis por este Clube de Matemática, com a colaboração da professora Teresa Cruz. No hall de entrada da escola, um enorme Pi feito em origamis dava as boas vindas às centenas de alunos que iam entrando para as suas aulas. Simultaneamente, na ala principal da escola, decorada com frisos e 160 dígitos do Pi coloridos pelos alunos, estiveram à disposição da comunidade educativa inúmeros jogos de estratégia, disponibilizados pela associação ARTMATRIZ para este evento. Assim, durante toda a manhã, com a ajuda dos professores de matemática e de geografia da ESM, nomeadamente os docentes Nuno Cunha e Nuno Castilho, os alunos puderam pôr à prova as suas capacidades estratégicas, aprender novos jogos, enfrentar desafios estimulantes, mas, acima de tudo, puderam divertir-se.

As comemorações prolongaram-se durante a tarde, com a peça de teatro “A história do Pi”, protagonizada pelas alunas do 10º ano do curso profissional de animação sociocultural, sob a coordenação das professoras Teresa Cruz e Beatriz Correia e, a finalizar o dia, a conferência “Contar, Combinar, Arranjar a Matemática”, de José Paulo Viana, transmitida no canal Youtube da Associação de Professores de Matemática (APM). Finalmente, e para não se fugir à tradição, houve um enorme bolo em forma de Pi.

Esta foi mais uma das muitas iniciativas levadas a cabo pelo Clube de Matemática da escola de Monserrate, mostrando que a matemática também é divertida e que, afinal, até é possível passarem-se bons momentos sem o telemóvel.