Festival do Loureiro garante uma visita “multi-sensorial” ao Vale do Lima

0
966

A Adril – Associação para o Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Lima vai promover de 14 a 17 de junho a primeira edição do Festival do Loureiro, um certame dividido por quatro “palcos” em Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo.  A gastronomia, o património e a cultura aliam-se ao vinho para reforçar o pontencial enogastronómico desta casta. 

O festival de quatro dias é semelhante na programação nos quatro concelhos. Durante o dia, os parceiros nacionais e internacionais que participam no evento poderão visitar alguns locais emblemáticos em cada um dos municípios e o dia termina com o festival, que decorre num edifício histórico e inclui harmonizações vínicas em que participam chefes e enólogos de cada um dos concelhos. No dia 14 de Junho o festival decorrerá nos Paços do Concelho, em Viana do Castelo, no dia 15 em Ponte de Lima, no Paço do Marquês, no dia 16 em Ponte da Barca no Jardim dos Poetas e termina no dia 17 em Arcos de Valdevez no Paço de Giela. Em Ponte de Lima irá ser dinamizado o “Europa Fórum”, um certame que servirá para apresentar os projectos de cooperação transnacional e que contará com a presença das ministras da agricultura, na abertura, e da coesão territorial, no encerramento. 

De acordo com Francisco Calheiros, presidente da direcção da Adril, nestes momentos do festival os chefes são convidados a impressionar pela reinvenção da gastronomia tradicional, cabendo aos quatro enólogos guiar os visitantes numa “visita multi-sensorial” pelas mais de quatro dezenas de vinhos da casta loureiro.