Abelhas e compostagem “zumbem” na Feira de Ciência e Tecnologia de Vila Verde

0
425

Agregando os diferentes estabelecimentos e de ensino e formação do concelho de Vila Verde, decorre até 12 de Maio a IV Feira de Ciência e Tecnologia, na Casa do Conhecimento de Vila Verde. Na abertura dos trabalhos, o vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Manuel Lopes, destacou a importância do evento para “democratização do conhecimento científico e da tecnologia”, reforçando “o investimento na igualdade de oportunidades e acesso de todos os jovens ao ensino e formação de excelência, num mundo cada vez mais competitivo”

O autarca enalteceu a oportunidade dos jovens de diferentes escolas poderem “partilhar experiências e competências, projetos e contributos” que podem representar novas soluções para “o desenvolvimento coletivo”, mobilizando “o conhecimento ao serviço da realidade social”.

Esta 4ª Feira de Ciência e Tecnologia compreende oito dias de atividades abertas à participação de alunos dos vários níveis de ensino, a professores, a pais e encarregados de educação e à comunidade em geral. Para 12 de maio, está agendada a Mostra de Projetos/DIA da Feira que decorrerá na Casa do Conhecimento de Vila Verde, das 10h00 às 16h00. Estarão expostos vários projetos de ciência e tecnologia, com os quais será possível interagir.

A 4.ª Feira de Ciência & Tecnologia visa promover a cultura científica e tecnológica pela divulgação e partilha de projetos desenvolvidos pelos participantes e pela apresentação de temáticas por especialistas.

É uma iniciativa da Casa do Conhecimento de Vila Verde e dos Centros de Ciência Viva na Escola do Agrupamentos de Escolas de Prado, Agrupamentos de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva, do Agrupamento de Escolas de Vila Verde e da Escola Secundária de Vila Verde, com o Centro de Formação do Alto Cávado.

Tem como parceiros a Escola Profissional Amar Terra, a Universidade do Minho com a Rede de Casas do Conhecimento, a Escola de Ciências com os Departamentos de Química e de Física, o Instituto da Educação e a Escola de Engenharia e a Palombar – Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural.

O programa desenvolver-se-á através de iniciativas que terão as componentes presencial e online, por forma a abrir-se ao público em geral e a superar barreiras geográficas.

Do programa há um conjunto de palestras que são Ações de Curta Duração, certificadas pelo Centro de Formação do Alto Cávado.  “Abelha: a heroína incógnita” e “Compostagem Doméstica: Reduza o seu impacto ambiental e aprenda a construir um compositor simples” são os temas para os próximos dias de palestras e debates. Haverá ainda tempo para falar de “Sistemas de armazenamento de energia: desafios e oportunidades no âmbito das baterias”, assim como de “Saúde Mental em Foco: estratégias de prevenção de riscos e promoção do equilíbrio”. No elenco de palestra previstas incluem-se os temas “Inteligência Artificial – uma tecnologia disruptiva?”, “Nós, a árvore e a cidade” e “Rios e Ribeiros: a lontra e o ecossistema ribeirinho”.