Bailarinas do Alto Minho apuradas para competições europeia e mundial de dança

0
1019

A Academia de Dança En Avant, com pólos em Viana do Castelo e Paredes de Coura, conquistou seis prémios no concurso All Dance Portugal e conseguiu apurar 11 coreografias para o concurso All Dance Europe, que se realiza em Tarragona, Espanha, em Agosto, e para o Mundial 2023, agendado para Outubro em Orlando, nos Estados Unidos. 

As bailarinas da equipa de competição da Academia de Dança En Avant são Bianca Varajão, Leandra Cunha, Margarida Barreiro e Matilde Gachineiro, do pólo de Paredes de Coura, e Francisca Enes, Íris Panarra e Maria Eduarda Viamonte, do pólo de Viana do Castelo. Na competição portuguesa, estas bailarinas foram premiadas pelas suas actuações como Trio Open Junior Ballet Criação Inédita; Trio Open Junior Contemporâneo; Solo Pré-Jovem All Dance Open; Dueto Pré-Jovem All Dance Open; Grupo Pequeno Pré-Jovem Ballet Repertório; Grupo Pequeno Pré-Jovem All Dance Open.

Mais recentemente, este grupo conquistou mais onze títulos no concurso internacional Stars Dance Galícia, que decorreu em Ourense, nomeadamente: Solo Contemporâneo Júnior, Solo Jazz Júnior; Dueto Ballet Júnior; Trio Ballet Kids; Quarteto Contemporâneo Júnior; Solo Jazz Júnior; Dueto Jazz Júnior; Trio Contemporâneo Kids; Quarteto Jazz Júnior. Foram ainda atribuídos os prémios especiais, melhor figurino de grupo e uma bolsa de masterclass de ballet clássico.

A Academia de Dança En Avant foi a primeira a surgir no concelho de Paredes de Coura, a 13 de janeiro de 2019. A 17 de setembro de 2022, abriu o pólo de Viana do Castelo. Inês Alves é a fundadora desta academia. Professora certificada pela IDTA em ballet Clássico, pós-graduada em Dança Contemporânea pela Escola Superior de Música e Artes do Porto, Inês Alves conta ainda no seu curriculum diversas formações nacionais e internacionais.