Sanitop comemorou 30 anos no Santoinho

0
665

AM 1640_27A Sanitop assinalou o seu 30º aniversário com um arraial no Santoinho, que reuniu os colaboradores, e respectivas famílias, numa festa tipicamente minhota. Mais de 800 pessoas participaram nesta celebração da “família Sanitop”, expressando reconhecimento pelo “percurso de sucesso” que a empresa tem trilhado, posicionando-a como líder de mercado, com a ambição de continuar a “crescer e surpreender”.  

Johan Stevens, fundador e administrador da empresa, que criou com a esposa Elisa, em 1993, expressou o “profundo agradecimento” aos colaboradores. “É graças ao vosso trabalho, dedicação e compromisso que estamos a comemorar 30 anos de sucesso. Vocês são a melhor equipa do mercado e sinto-me verdadeiramente honrado por ter esta equipa excepcional”, afirmou Stevens, na abertura do arraial minhoto, que permitiu um alegre convívio entre todos os funcionários e familiares. “A Sanitop começou há 30 anos com duas pessoas: a Elisa e eu vindos da Bélgica. Eu tinha 29 anos e a Elisa era mais jovem. Não conhecíamos nada do mercado português e hoje temos muito orgulho na nossa equipa que tem 280 colaboradores”, enquadrou, lembrando o crescimento da empresa, que vai abrir mais uma loja na Madeira, esta semana. “Superamos desafios, aproveitamos oportunidades, fomos resilientes nos momentos mais difíceis, todos unidos, e inovamos o sector de forma histórica. Temos o foco nas pessoas, sejam colaboradores, clientes ou parceiros. O trabalho de equipa e a vossa paixão são o verdadeiro segredo do nosso sucesso”, desvendou. Johan Stevens realçou também a importância que a Sanitop dá à responsabilidade social, adiantando que, este ano, a empresa vai aumentar a verba canalizada para obras sociais. “Uma delas será o apoio na construção de uma escola em Cachéu, Guiné Bissau, onde também já apoiamos a construção de uma maternidade”, indicou. 

Em relação ao futuro, o empresário poliglota vianense, com ascendência belga, mostrou-se confiante de que a Sanitop, “com o mesmo espírito de humildade e ambição”, vai continuar a “crescer e surpreender”. 

Stevens agradeceu também aos parceiros da empresa, “pelo contributo que deram para o sucesso” da empresa e deixou também uma palavra de reconhecimento aos familiares dos colaboradores. “É um prazer tê-los aqui connosco e as crianças aqui presentes alegram a nossa festa e são a nossa verdadeira inspiração”, afirmou o empresário, que não se esqueceu também de agradecer à “família Santoinho”, com quem o seu pai já mantinha boas relações, há mais de 50 anos. “Somos verdadeiros campeões! Por isso, não se esqueçam que juntos fazemos mais e melhor”, exortou Stevens.

Manuela Machado, maratonista vianense campeã do mundo, que personifica a “humildade e ambição” que Johan Stevens aponta como exemplo para os seus colaboradores, também esteve presente na festa, assinalando a parceria que a Sanitop estabeleceu com a sua equipa de atletismo Cyclones, há 15 anos. “A Sanitop é o patrocinador oficial da equipa de atletismo Cyclones há muitos anos porque o senhor Stevens tem uma mentalidade diferente, algo que em Portugal e em Viana do Castelo é muito difícil. Ainda bem que conheci o senhor Stevens e que ele apareceu na vida dos Cyclones Sanitop. Sem ele, não era possível termos tantos miúdos na formação do clube”, enalteceu Manuela Machado, responsável pela equipa que tem mais de 100 atletas, dos 5 aos 65 anos. 

Entre os colaboradores da Sanitop, a principal mensagem foi focada no bom ambiente laboral e no espírito familiar da empresa, apesar da sua dimensão. Jorge Souto começou a trabalhar na Sanitop com 21 anos. Hoje, aos 48 anos, é o funcionário mais antigo da empresa líder de mercado na distribuição de sistemas sanitários e de climatização. Começou por preparar encomendas no armazém, depois foi técnico de assistência e agora é comercial. “No início, não esperava que a empresa alcançasse o sucesso que tem alcançado, mas com o passar do tempo, apercebi-me que a capacidade do senhor Stevens tem permitido que a Sanitop tenha crescido todos os anos”, reconheceu o trabalhador, convicto de que o futuro será risonho. “Acho que a empresa tem tudo para continuar a crescer: vontade e clientes”, resumiu. Sendo um dos trabalhadores mais antigos, Jorge deixou ainda um conselho para os mais recentes: “façam por ficar porque é uma boa empresa, valoriza os trabalhadores e tem bom ambiente de trabalho.”

Funcionária há 13 anos na Sanitop, Andreia Arriscado partilhou a mesma opinião. “A Sanitop é uma empresa muito familiar e proporciona bom ambiente laboral”, garantiu a funcionária do departamento de crédito da empresa. “Vejo a Sanitop como uma empresa de referência no mercado, que está sempre com olhos postos no cliente e, em relação ao futuro, acredito que vai continuar a crescer, mas com muita cautela”, acrescentou.