Crianças de Barcelos fazem desfile ecológico com roupa reciclada

0
419
O Jardim das Barrocas, em Barcelos, acolheu o “Desfile Ecológico”, uma iniciativa promovida pelo Município, através dos serviços do pelouro do Ambiente. Ao todo, participaram neste evento dez estabelecimentos de ensino, envolvendo 300 pessoas que, numa passagem de modelos, apresentaram peças de vestuário confecionadas a partir de materiais reciclados.
Como forma de incentivo e apoio nesta colaboração, houve entrega de diplomas e prémios de participação (um cheque no valor de 150 euros a cada estabelecimento.
Esta foi uma ação enquadrada na Semana do Ambiente cuja programação prolonga-se até 7 de junho, em Barcelos. Anteriormente, já se tinha realizado uma descida do rio do Cávado, em canoa, desde Areias de Vilar (junto ao açude) até ao areal de Barcelinhos, e a ação “Plogging – Trilho das lagoas de Enxate”, que consistiu numa corrida/caminhada para dar a conhecer o Penedo do Ladrão pelas lagoas, num percurso com uma variedade de pontos de interesse de natureza paisagística e natural, no território de Vilar do Monte, Feitos e Vila Cova.
A semana do Ambiente integrou também visitas às instalações da Estação de Tratamento de Água (ETA) – Águas do Norte, em Areias de Vilar, e, para a próxima quarta-feira, realiza-se idêntica visita, mas desta vez ao Aterro Sanitário da RESULIMA, em Paradela.
A semana do Ambiente termina quinta-feira com a Mostra de Produtos Biológicos e realização dos workshops: “Introdução à alimentação Plant-Based” e “A importância dos polinizadores”, a realizar na Avenida da Liberdade. Entretanto, está patente no Theatro Gil Vicente, até ao final do mês de julho, a exposição de fotografia relativa ao concurso “Património Natural de Barcelos”. Também se realizou o concurso de vídeo “Património Ambiental de Barcelos”. Os trabalhos de ambos os concursos estão a votação online, no site do Município de Barcelos.