Folclore do Alto Minho “invadiu” Valença

0
665

Valença recebeu o 31° Festival de Folclore do Alto Minho, numa edição organizada pelo Grupo Folclórico de Ganfei com o apoio do Município de Valença.

O festival, que contou com a participação de 10 grupos folclóricos, começou com um desfile pelas ruas da Fortaleza de Valença, onde foi possível apreciar os trajes e costumes tradicionais de cada concelho alto-minhoto. 

Participaram na iniciativa o Grupo Folclórico de Ganfei (Valença), o Grupo Etnográfico da A.C.R. de Paredes de Coura, o Grupo Folclórico de S. Paulo Barroselas (Viana do Castelo), o Grupo Folclórico de Paço Vedro de Magalhães (Ponte da Barca), o Rancho Folclórico de S. Paio (Arcos de Valdevez), o Grupo Etnográfico da Casa do Povo de Melgaço, o Rancho Folclórico de Sopo (Vila Nova de Cerveira), o Rancho Folclórico de Dem (Caminha), o Grupo de Danças e Cantares do Neiva (Ponte de Lima) e o Grupo Folclórico de Pinheiros (Monção).

Depois do desfile, os grupos folclóricos receberam as boas-vindas do presidente da Câmara Municipal de Valença e atuaram no palco instalado no Jardim Municipal, perante uma considerável moldura humana. Este evento realiza-se em sistema de rotatividade pelos 10 concelhos do Alto Minho, sendo que no próximo ano, o Festival irá realizar-se em Monção.