“Os produtores de vinho são jardineiros da nossa paisagem”

0
1060

 

Os vinhos de “excelência”, as novidades dos produtores e o facto de Ponte de Lima ser uma das localidades da região Norte com um grande nível de visitação têm feito da Festa do Vinho Verde e dos Produtos Regionais um feira de eleição para os expositores. O presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima destaca a importância da aposta no sector vitivinícola no concelho, não só em termos económicos, mas também turísticos, nomeadamente através da manutenção da paisagem.

“Sendo Ponte de Lima um centro de visitação do Norte do País, é uma feira sempre muito participada e visitada, por isso o retorno também será grande para os produtores, numa altura do ano em que o nosso verde terá uma procura grande porque bebe-se muito bem fresquinho no verão”, sustentou o edil limiano, notando que muitos dos visitantes aproveitam a feira para conhecer as novidades dos produtores. 

“O feedback que temos é que os produtores têm esta como uma das feiras de eleição para mostrar os seus produtos e, por isso, temos sempre um nível de adesão muito grande”, declarou Vasco Ferraz, salientando que a par da atividade vitivinícola, que destaca uma produção de vinhos “de excelência”, este evento visa “estimular o potencial turístico da região” implementando a promoção do turismo enogastronómico, como um dos principais atrativos do mundo rural com grande expressão na economia local.

Para além da boa adesão dos expositores e dos visitantes, Vasco Ferraz mostrou-se “muito satisfeito” com o concurso que decorre no âmbito desta feira, destacando o feedback “muito positivo” do júri em relação à qualidade dos vinhos. “Estamos, efectivamente, num momento de crescendo na casta loureiro. também premiamos outras castas, como o vinhão, e o feedback que temos do júri é que os vinhos têm melhorado muito”, realçou, salientando que a aposta na divulgação e promoção da casta loureiro já tem dado frutos. “Temos um potencial de crescimento enorme e estamos neste momento a fazer isso, nomeadamente com o projecto Loureiro do Vale do Lima, com uma participação muito grande por parte dos outros municípios. Temos potencial para podermos crescer ao mesmo nível, ou ainda mais, que o Alvarinho”, atirou, notando que a feira é uma oportunidade para os visitantes conhecerem melhor a casta.

“Do lado dos produtores, percebe-se que esta aposta é viável em todos os sentidos e temos cada vez mais produtores engarrafadores. Neste momento, são 18”, vincou, destacando a importância da aposta no sector vitivinícola para a economia do concelho. 

“Os produtores dão muito de si para que o produto tenha alta visibilidade dentro do país e fora e isso traz alguma sustentabilidade às famílias, que mais não seja como uma forma de complemento do rendimento”, declarou o líder do executivo municipal limiano, defendendo que é possível “ganhar escala” com a casta loureiro no vale do Lima.

“Tivemos uma grande plantação no concelho há relativamente pouco tempo e virá outra, o que significa que teremos 140 hectares de produção de vinha e sentimos uma transformação muito grande dentro daquele espaço territorial. Cada vez mais nos convencemos que os produtores de vinho são jardineiros da nossa paisagem. Isso é um facto e é uma vantagem para que, em termos turísticos, consigamos chamar ainda mais gente para este território”, declarou.

Apesar dos períodos de chuva, Vasco Ferraz considerou que o sucesso do certame não foi perturbado e defendeu que organizar esta feira ao ar livre é sempre a melhor opção. “São factores que não conseguimos controlar. Já passámos pela experiência de fazer esta feira dentro de um espaço fechado, e temos o pavilhão de feiras e exposições, mas, de qualquer das formas, o espaço não deixa de ser pequeno quando juntamos a animação que temos para os períodos nocturnos”, realçou, notando que o principal objectivo é que os produtores consigam demonstrar os seus produtos e os visitantes possam apreciá-los. 

“O risco de manter este evento no exterior é sempre relativamente controlado, mas vale a pena para podermos receber mais pessoas”, salientou.