Projeto Sou+ muda a vida de pessoas sem-abrigo em Barcelos

0
694

Trinta beneficiários do projeto social SOU+ deixaram a condição de sem-abrigo e/ou integraram o mercado de trabalho. Os resultados deste programa foram apresentados num fórum realizado no Auditório da Biblioteca Municipal de Barcelos.

Na abertura da sessão, o vereador da Ação Social, António Ribeiro, sublinhou a importância de trabalhar em rede com as instituições parceiras neste tipo de projetos e agradeceu ao GASC e aos Médicos do Mundo o trabalho desenvolvido em Barcelos.  “Ser cidadão é ser capaz de agir e ousar transformar a sociedade”, realçou. 

A Câmara Municipal de Barcelos, o Grupo de Ação Social Cristã – GASC, a associação Médicos do Mundo, implementaram durante 21 meses o projeto SOU+, que visa promover a inclusão social de pessoas em situação de sem-abrigo (PSSA) no concelho de Barcelos. Esta ação contou com o apoio de diversos parceiros e beneficiou de financiamento do Programa Operacional Norte 2020, Portugal 2020 e Fundo Social Europeu.

Durante estes 21 meses, o SOU+ conseguiu chegar a 89 beneficiários, numa meta previamente definida de 60 pessoas, o que equivale a uma taxa de execução de 148%, revelam os resultados finais do programa, apresentados esta quarta-feira na presença dos parceiros do projeto e de diversas entidades.

Com uma intervenção multifacetada e holista, este projeto, que teve início em setembro de 2021 e termina no próximo dia 30 de junho, dá particular atenção à capacitação das pessoas sem abrigo e à sensibilização da comunidade. Visa também contribuir para a concretização da Estratégia Nacional para a Integração de Pessoas em Situação de Sem-Abrigo (ENIPSSA) 2017-2023.

O SOU+ tem por base três ações operacionais: atividades de sensibilização, informação, combate ao estigma e prevenção; acompanhamento psicossocial, através do acompanhamento dos utentes, por gestores de caso; e atividades ocupacionais e de capacitação, promotoras da integração social e empregabilidade, através de um centro de ocupacional diurno.

Entre os objetivos do projeto estão o aumento do número de pessoas que deixam a condição de sem abrigo e/ou integram o mercado de trabalho, assim como a promoção do desenvolvimento de competências pessoais, sociais e profissionais. Neste âmbito, foi possível ajudar 50% dos beneficiários a saírem da rua e/ou a encontrarem um trabalho, sendo que a meta do projeto era 20%.

Por outro lado, pretendeu-se aumentar o número de beneficiários com gestor de caso, cuja função é garantir um acompanhamento de proximidade e servir de ponte entre as necessidades de quem está nesta condição e as respostas existentes. Das pessoas abrangidas, 57 beneficiaram do acompanhamento de um gestor de caso.

O Sou+ conseguiu também aumentar o acesso a cuidados de saúde básicos e especializados, através de uma equipa multidisciplinar. Foi possível dar apoio a 59 pessoas com necessidade de cuidados de saúde primários ou especializados e realizar 105 atendimentos para implementação de planos individuais de intervenção.

Em termos do reforço da rede de respostas locais dirigidas ao acolhimento e/ou ocupação/capacitação foi criado um Centro Ocupacional de Inserção Diurna (COID), que realizou 148 sessões de educação não formal e 7 workshops temáticos de capacitação, entre outras ações.

Destaque ainda para o trabalho que tem sido realizado na promoção do conhecimento sobre a dimensão e natureza do fenómeno das pessoas sem abrigo, do acesso da sociedade civil e institucional a informação sobre o tema, assim como de responsabilização e mobilização de entidades públicas e privadas, com vista a uma intervenção integrada e consistente. Como exemplo, foram promovidas 11 ações de sensibilização e capacitação de profissionais de diferentes serviços e entidades, que contaram com 73 participantes.

Guia Digital “Pessoas em Situação de Sem-Abrigo”

No âmbito do deste projeto, foi também produzido o Guia Digital “Pessoas em Situação de Sem-Abrigo”. O que fazer? Como ajudar?”, que fornece informações úteis para que qualquer pessoa possa agir, de forma imediata e adequada, perante qualquer situação com que se depare.

A Médicos do Mundo (MdM) é uma organização não-governamental que presta cuidados de saúde gratuitos às populações mais vulneráveis em Portugal e, atualmente, também em Moçambique. A MdM Portugal faz parte de uma Rede Internacional composta por 17 delegações que, em mais de 70 países, lutam para que o acesso à saúde seja um direito pleno para todos cidadãos. Para mais informações consulte www.medicosdomundo.pt.

O GASC – Grupo de Acção Social Cristã é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, com sede em Barcelos, com 44 anos de história, que desenvolve desde há vários anos diversas respostas sociais, em 4 grandes fenómenos sociais: a Vulnerabilidade Socioeconómica, os Comportamentos Aditivos e Dependências, a Violência Doméstica e as Pessoas em Situação de Sem-Abrigo. Para tal, dinamiza e colabora em 12 respostas, sendo que em 2 delas é um dos parceiros técnicos. Toda a sua ação assenta na promoção da igualdade de oportunidades, inclusão e defesa dos direitos humanos. Para mais informações, consulte www.gasc-ipss.org ou siga-nos nas redes sociais: Facebook, Instagram e Linkedln.

Este projeto foi cofinanciado pelo Programa Operacional NORTE 2020, através do FSE – Fundo Social Europeu.