Lanheses “incrédula” com o encerramento do BPI

0
2611

O balcão do banco BPI em Lanheses, Viana do Castelo, vai encerrar na próxima sexta-feira, dia 30 de junho. A Junta de Freguesia manifestou-se “veementemente contra” o encerramento e ficou “incrédula” com a decisão que vai “prejudicar a população idosa e os comerciantes” de uma freguesia, que está em “franca expansão industrial”. A remoção das caixas multibanco é uma das maiores preocupações da população.

Em comunicado, a Junta de Freguesia de Lanheses repudiou a decisão do banco, dando nota dos impactos negativos que provocará na população mais idosa, “sem condições de mobilidade para acederem ao balcão de S. Vicente, em Viana do Castelo, e sem literacia informática para poderem solucionar as burocracias associadas pela via digital”. Por outro lado, os comerciantes e pequenos empresários também ficam sem qualquer agência bancária entre Ponte de Lima e Viana do Castelo. 

Para a Junta de Freguesia, o BPI, ao tomar esta decisão, manifesta “insensibilidade social e falta de solidariedade com as dificuldades das pessoas”. “A Junta de Lanheses manifestou, também a sua incredulidade e crítica ao encerramento do balcão, numa área em franca expansão industrial e com reconhecido crescimento populacional e numa altura em que a carteira de clientes é confortável, com resultados positivos nos últimos exercícios financeiros”, lê-se no comunicado. 

A Junta adiantou que disponibilizou as suas instalações para que, de acordo com marcação prévia, efectuada através da secretaria da Junta ou directamente com os agentes habituais do balcão, os clientes sejam atendidos presencialmente. 

O balcão do BPI em Lanheses tem associadas duas caixas multibanco, que a Junta teme que sejam removidas. “O executivo disponibilizou o seu edifício no Largo da Feira e a actual sede da Junta, mas as exigências técnicas impossibilitam a instalação, pelo que se continua a trabalhar numa solução, que será anunciada logo que possível”, informou, dando nota que a população ficará servida através da caixa multibanco do Novo Banco, na rua de Santa Eulália. 

No comunicado assinado pelo autarca, Filipe Rocha, a Junta apela aos comerciantes e privados que tenham disponibilidade de acolher uma caixa multibanco, com uma área livre de cerca de quatro metros quadrados, nas condições impostas pelo BPI, que entrem em contato com a secretaria da Junta. Entretanto, tanto a Junta como o Espaço do Cidadão, disponibilizam-se para apoiar quem precisar de ajuda na utilização as aplicações tecnológicas dos serviços bancários do BPI.