Arcos de Valdevez avança com mais 150 mil euros para revitalizar comércio

0
583

O presidente da Câmara de Arcos de Valdevez anunciou hoje uma verba de 150 mil euros para a revitalizar micro e pequenas empresas de comércio tradicional que podem concorrer àqueles apoios até setembro. Ao apresentar o terceiro Programa de Apoio ao Comércio (PROCOM), João Manuel Esteves adiantou que a dotação inicial de 150 mil euros pode vir a ser reforçada, como aconteceu nas edições anteriores.

O autarca social-democrata adiantou que o programa, iniciado em 2020, em plena pandemia de covid-19, apoiou 40 projetos empresariais que criaram mais de duas dezenas de novos postos de trabalho na sede de concelho e em várias freguesias. Nas duas edições anteriores do PROCOM, adiantou, o investimento municipal atingiu os 400 mil euros e dos privados 800 mil euros.

O período de candidaturas para a terceira edição, que abriu no sábado, decorre até 30 de setembro, sendo que o presidente da câmara prevê “celebrar os contratos de apoio ao comércio ainda este ano”.

O programa, que conta com a colaboração da Associação Comercial e Industrial de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca (ACIAB), é dirigido a micro e pequenas empresas e empresários em nome individual com o regime de contabilidade organizada e regime simplificado, cuja atividade principal se insira na divisão 47 da Classificação Portuguesa de Atividades Económicas (CAE), sendo que a atividade principal objeto de candidatura deverá estar registada e devidamente comprovada, pelo menos, nos 12 meses anteriores à data de submissão da candidatura.

O programa atribuiu um financiamento não reembolsável até 10 mil euros, sendo que o valor poderá atingir os 12 mil euros se a avaliação do projeto for superior a 85 pontos e se mais de 50% das despesas na sua concretização forem efetuadas no concelho.

Em causa estão obras de requalificação de fachadas dos estabelecimentos comerciais, remodelação de interiores, aquisição de equipamentos e ‘software’ para suporte à atividade comercial, nomeadamente, introdução de tecnologias de informação e comunicação, equipamentos e sistemas de segurança, dinamização de serviços pós-venda, entre outros. As candidaturas podem ser submetidas na página oficial na Internet, da autarquia e da ACIAB.