Mezio vai ver 100 meteoros por hora

0
780

A Porta do Mezio já está à espera da chuva de estrelas “mais famosa do ano” . “Todos os anos os meses de Julho e Agosto são presenteados por este fenómeno denominado de Perseidas, porque a maioria das estrelas cadentes parece vir da constelação de Perseus.

Este fenómeno deve-se ao facto do nosso planeta estar por esta altura do ano a atravessar a cauda do cometa 109/Swift-Tuttle.

“É possível acompanhar a chuva de estrelas de meados de Julho a finais de Agosto, prevê-se uma noite intensa de 12 para 13 de agosto. Os céus estarão perfeitos, a lua estará em quarto minguante pelo que não irá brilhar tanto e será possível observar uma média de 100 meteoros a pincelar o céu por hora”, anuncia a nota de imprensa da Câmara Muncipal de Arcos de Valdevez, considerando:

“Num cenário perfeito para viajarmos pelo espaço e pelas histórias dos nossos antepassados, o surpreendente baloiço do Mezio será o palco ideal para observarmos a maior chuva de estrelas do verão, naquela que será uma das noites com maior intensidade de estrelas cadentes do ano.”