“Festas do Concelho de Valença serão ainda mais vibrantes, intensas e concorridas”

0
723

Fazer uma edição “mais vibrante, intensa e concorrida” das Festas do Concelho de Valença, em honra de Nossa Senhora do Faro, é o objectivo da organização da romaria, que espera que a “proposta mais arrojada” que apresenta este ano ajude a superar a edição do ano anterior.

Foi na Fortaleza de Valença que a Associação Quimera e a Câmara Municipal de Valença apresentaram o cartaz das festas do concelho de Valença, em honra de Nossa Senhora do Faro, que decorrem até 15 de agosto. Apesar do “enorme sucesso” do ano anterior, existe a “ambição” de superar essa fasquia e o cartaz conta com mais de 25 grupos musicais e tem como destaque artistas de renome nacional como Nuno Ribeiro, Barbara Tinoco, Carolina Deslandes e a valenciana Bianca Barros.

O programa não esquece os momentos tradicionais, como o cortejo etnográfico, a procissão em honra de Nossa Senhora do Faro e um festival de folclore e as festividades também irão incluir uma mostra empresarial, de produtos locais e de artesanato, assim como um espaço das freguesias, diversões e um bairro gastronómico.

“Estas festas reforçam a identidade do nosso povo, das nossas tradições e costumes, mas também a afirmação da nossa cultura e promovem o nosso território”, declarou José Manuel carpinteira, presidente da Câmara Municipal de Valença, aliando “tradição, ambição e inovação”. “Foi assim que a Comissão de Festas e o Município organizaram uma das melhores festas do concelho e as mais participadas de sempre. O ano passado conseguimos trazer de volta o orgulho dos valencianos, que faz falta reforçar”, apontou.

O edil valenciano lembrou a importância de manter uma programação atrativa. “A tradição e a vocação religiosa são fundamentais, mas a aposta na qualidade da programação musical, a mobilização das Juntas de Freguesias, das nossas associações e coletividades foram determinantes para o sucesso alcançado no ano transato e confio plenamente que vai repetir-se em 2023. Acreditamos que a edição de 2023 será ainda mais vibrante, intensa e concorrida. É um investimento que gera riqueza e tem um impacto significativo para a economia local”, vincou.

José Manuel Carpinteira enalteceu uma das novidades das festas de 2022, o bairro gastronómico, garantindo que este ano vai crescer. “Mostrou o melhor dos produtos de cada freguesia do concelho e foi uma inovação que resultou numa maior identidade das freguesias com as festas, com um sentimento de pertença porque estas são as festas do concelho de Valença”, notou, frisando que o cortejo etnográfico e a peregrinação a Nossa Senhora do Faro “terão sempre grande destaque”. “O cortejo etnográfico mostra o melhor do património, história, artes e ofícios que o concelho tem para oferecer, juntando milhares de pessoas nas ruas a assistir aquilo que é a essência de Valença. O cortejo etnográfico e a peregrinação a Nossa Senhora de Faro continuarão a ser momentos de máximo esplendor das tradições, costumes e identidade dos valencianos”, salientou.

A comissão de festas aproveitou o momento da apresentação do cartaz para promover o gin Contrastus, criado por João Guterres com produtos valencianos e que vai ser comercializado pela Associação Quimera.