José Maria Costa assina Tratado do Alto Mar na ONU

0
522

Portugal apresenta-se como promotor de “pontes” e “encontros” na Assembleia Geral da ONU, com foco na Paz e Segurança, mas também Saúde e Oceanos, em que assinará o histórico Tratado do Alto Mar, anunciou a embaixadora portuguesa. Em entrevista à Lusa para antecipar os objetivos e prioridades para a semana de alto nível da 78.ª sessão da Assembleia-Geral das Nações Unidas (UNGA 78, na sigla em inglês), a embaixadora portuguesa junto da ONU, Ana Paula Zacarias, indicou que Portugal contará com uma vasta comitiva, liderada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e que inclui ainda vários ministros e secretários de Estado, que estarão presentes nos vários eventos convocados pela Organização.

“A semana de alto nível, onde se reúnem os 193 chefes de Estado e de Governo e representantes de todos os países a nível global, é o grande momento de diálogo, onde pretendemos que Portugal possa ter um papel de construção de pontes, de encontros”, disse a diplomata.

“Para esta Assembleia Geral, seguramente iremos continuar a defender as nossas quatro grandes prioridades que têm a ver, como sempre, com a paz e a segurança, as questões dos conflitos no caso da Ucrânia e os conflitos em África e no Médio Oriente. Temos também a questão da defesa do direito internacional, de um multilateralismo efetivo, o apoio às reformas do secretário-geral com a Nova Agenda Comum e também, obviamente, a promoção das agendas do clima, do desenvolvimento sustentável e da agenda dos oceanos”, acrescentou.

De acordo com Ana Paula Zacarias, o Presidente da República virá a Nova Iorque acompanhado do ministro dos Negócios Estrangeiros e do secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, do ministro da Saúde e da secretária de Estado da Saúde, do ministro do Ambiente e da Ação Climática, e também do secretário de Estado do Mar, estando prevista a assinatura do histórico Tratado do Alto Mar. “Portugal será, talvez, dos primeiros países a proceder a essa assinatura, que será feita pelo ministro do Negócios Estrangeiros e também pelo secretário de Estado do Mar”, assinalou.