Depois dos “3 p’s”, Braga é cidade da escalada

0
378

Braga transforma-se no próximo dia 14, na capital do Boulder Nacional. A cidade dos arcebispos recebe a 3ª prova do circuito FPME (Federação Portuguesa de Escalada de Competição) de Escalada de Bloco, organizada pela Associação Desportiva de Escaladores de Braga (ADEB), em conjunto como a FPME. Esta é a segunda prova que a federação organiza este ano em Braga, fazendo com que esta cidade se esteja a tornar numa das mais fortes na modalidade.

Inteiramente dedicada aos escalões jovens (minis até Juvenis), a prova conta com a participação de mais de uma centena de atletas de clubes de todo o país, que irão competir no centro de escalada de Braga, em Gualtar. O rocódromo abre as portas logo de manhã e começa a receber os escalões mais novos (minis e infantis A), às 10h00. As provas prolongam-se durante todo o dia e terminam com a entrega de prémios do último contest.

A Escalada de Bloco tem sido a modalidade da escalada de competição que mais tem evoluído em Portugal e cativa atualmente mais praticantes no meio urbano com a procura cada vez maior por estes espaços de prática desportiva.

Na escalada de Bloco não é usada corda, os atletas procurando superar pequenas paredes com diferentes níveis de dificuldade que nunca ultrapassam os 4,70 m. A força a mobilidade e a técnica são fundamentais para conseguir superar estes “problemas” que são a essência destas competições.

A FPME consegui finalmente no ano de 2023 o estatuto de Utilidade publica desportiva (UPD) depois de durante muitos anos ter assumido a representação do país em competições internacionais da IFSC (International Federation of Sport Climbing).

A antecipar a prova, no dia 13, irá decorrer uma formação para juízes de Bloco. A iniciativa visa dotar um conjunto de formando de competências para auxiliar no desenvolvimento e ajuizamento deste tipo de competições.