Caldo do pote de Sabariz vai ser servido em Düsseldorf

0
573

O tradicional caldo do pote de Sabariz vai chegar este fim-de-semana à cidade de Düsseldorf, na Alemanha. A festa à moda minhota, que está integrada na Rota das Colheitas de Vila Verde, é organizada pelo grupo de restauração do Clube Português, Cave Tapas e Frango Português, que decidiram replicar na Alemanha a Festa do Caldo do Pote em Sabariz.  No domingo vão cozinhar os caldos feitos à moda antiga, em potes de ferro sobre fogueiras a lenha, ao ar livre. 

Em Dusseldorf, um grupo de pessoas de Sabariz, com a colaboração de emigrantes da região a trabalhar na Alemanha, vai fazer 10 caldos diferentes para servir a cerca de mil pessoas. A ementa inclui as tradicionais pataniscas de bacalhau e a broa de milho. 

 

Sarrabulho em Coucieiro  

Os bons sabores da gastronomia do mundo rural podem também ser apreciados em Coucieiro, onde ao longo do fim de semana vão ser servidas as papas de sarrabulho e rojões à moda minhota. 

Cozinheiras da freguesia juntam-se no salão paroquial para confecionarem o repasto, que é uma das iniciativas gastronómicas mais carismáticas Na Rota das Colheitas. A Festa do Sarrabulho de Porco Caseiro arranca o meio-dia deste sábado e prolonga-se para a tarde de domingo. 

O crescimento do evento faz com que este ano a organização esteja a preparar mais de mil litros de papas de sarrabulho, acompanhadas por rojões, farinhote, tripas e vinho regional. Tudo é confecionado de forma tradicional e com porco caseiro, garantindo um sabor único e inconfundível. Para saborear as afamadas Papas de Sarrabulho de Coucieiro pode-se fazer a reserva através do contato telemóvel 963 514 113. 

A iniciativa resulta de uma organização conjunta entre a Junta de Freguesia de Coucieiro, a Comissão de Festas e a Associação dos Amigos de S. João Baptista. Insere-se na programação turístico-cultural da Rota das Colheitas de Vila Verde, que, de agosto a novembro, se desdobra em dezenas de iniciativas de preservação da tradição, promoção da cultura e divulgação do território.