“CRAV tem orgulho de o rugby ser um desporto para qualquer menino ou menina…”

0
1422
Ter mais atletas da formação e efectuar melhiorias no Estádio Municipal de Rugby são alguns dos objetivos da Direção do Clube de Rugby de Arcos de Valdevez (CRAV). Miguel Correia, presidente do clube, considera que a formação é “essencial” para este desporto e afirma que o clube está numa boa fase em termos de resultados nos seniores masculinos e femininos.
Para o dirigente associativo de 45 anos a formação tem sido um dos pilares do CRAV. “É um clube amador e, ainda por cima, estamos numa região com problemas demográficos. Por isso, a nossa única hipótese é servir-nos da formação para as nossas equipas seniores. Desta forma, a formação é e vai ser sempre o nosso filão de ouro. Nesse sentido, apostamos na formação dos atletas para termos melhores seniores”, salientou Miguel Correia, notando que o clube “está numa senda de recuperação de atletas depois da Covid-19”. O clube aposta em parcerias com os estabelecimentos de ensino, como o Agrupamento de Escolas de Valdevez. “Temos uma boa parceria e o agrupamento é muito recetivo. Sempre tivemos as portas abertas e aplaudimos a opção de a escola ter rugby no desporto escolar. Isto é importante porque o rugby acaba por ser um elemento diferenciador de Arcos de Valdevez e as terras mais pequenas têm que ter estes elementos”, reforçou, mostrando-se agradado também com a aposta dos concelhos de Ponte da Barca e Ponte de Lima. “Tentamos alargar porque a realidade demográfica de Arcos de Valdevez é o que é e o rugby não é tão conhecido como o futebol”, frisou. O principal problema da formação é o transporte das crianças e dos jovens para os dois treinos semanais e jogos. O clube tem atletas em Monte Redondo, Rio Frio ou Miranda e também em Ponte da Barca. “Gostava de ter soluções de transporte porque fazemos um grande esforço para transportar os 70 ou 80 miúdos”, lamentou.
Para Miguel Correia, os seniores são a “bandeira principal” do CRAV e o presidente do clube está satisfeito pelos resultados alcançados pela equipa. Os seniores estão a competir na primeira divisão nacional e, nesta época, venceram os dois jogos consecutivos contra o Guimarães Rugby Union Football Club e o Braga Rugby. “No ano passado, a equipa sénior quase chegou à final. Este ano temos boas perspectivas de apuramento para a fase de disputa do título”, congratulou-se, assumindo que gostava de ter um plantel maior. “O número é o suficiente para participar nas competições, mas não escondo que gostaria de ter mais jogadores. Gostávamos de ter uma equipa B, mas neste momento não é possível”, assegurou Miguel Correia.
LEIA A REPORTAGEM NA EDIÇÃO DESTA SEMANA DO “ALTOMINHO”