Escola Superior de Saúde do IPVC recebe primeiro congresso internacional de enfermagem

0
555
A Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo está a acolher o 1.º Congresso Internacional em Enfermagem – Investigação e Diferenciação dos Cuidados, que junta, num mesmo palco, investigadores, especialistas de renome nacional e internacional, profissionais da área da saúde e muitos estudantes.
Inserido nas celebrações do 50.º aniversário da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo (ESS-IPVC), o congresso assume relevância acrescida pela importância que a investigação desempenha na descoberta e na promoção de novas soluções numa área tão relevante como é a enfermagem.
Na sessão de abertura, a vice-presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Ana Paula Vale, dirigiu-se à plateia, composta maioritariamente por enfermeiros, estudantes e investigadores, para falar do papel fundamental que estes profissionais assumem no atual contexto. “Vocês são responsáveis por garantir a qualidade dos cuidados prestados, bem como a sua constante melhoria, que é certamente conseguida pela prática de investigação científica”, afirmou. “Não podemos esquecer o caminho do ensino superior politécnico, que se prepara para a outorga de doutoramentos, que irá contribuir significativamente para o avanço do conhecimento nesta e noutras áreas do saber. Sabemos que a unidade de investigação terá um papel fundamental, pois a sua avaliação, pela FCT, irá determinar a possibilidade de nos posicionarmos na outorga do grau de doutor”, acrescentou.
Já o diretor da ESS-IPVC, Luís Graça, fez uma análise histórica da importância da Escola Superior de Saúde, em particular, para a região onde está inserida, colocando os olhos e o foco no horizonte: “Atualmente, é corrente ouvirmos falar de prática baseada na evidência. Talvez tenhamos de interiorizar mais o conceito. A investigação é fundamental. Hoje as profissões científicas não sobrevivem sem investigação e para o cidadão, as melhores práticas precisam de investigação”, afirmou.
Álvaro Gomes, da Ordem dos Enfermeiros, classificou o congresso como um momento de excelência para a divulgação, expressão e transferência de conhecimento produzido numa área cada vez mais importante como é a saúde. “É uma área na qual é preciso adicionar argumentos e isso só acontece por meio de investigação. O conhecimento catapulta para a divulgação dos cuidados prestados e permite uma leitura da realidade, uma leitura pelos olhos dos outros, de quem cuida”, declarou.