“Parada de Natal” faz de Braga “um lugar mágico”

0
977

É já na próxima sexta-feira, 1 de Dezembro, que arranca o programa “Braga É Natal”, com mais de 100 actividades entre espectáculos culturais, como concertos, teatro, novo circo, ilusionismo, dança, cinema, performances, animação de rua, um Mercado de Natal e muitas diversões repletas de fantasia. Até 12 de Janeiro, “Braga É Natal”.

O primeiro dia, 1 de Dezembro, ficará marcado pela abertura do Mercado de Natal que, este ano, transita para a Praça Conde de Agrolongo. Depois do sucesso do ano passado, o mercado duplica a presença de expositores, passando para 30, entre artesãos, artistas e produtores locais. O Mercado de Natal irá decorrer até 24 de Dezembro, com dias cheios de cultura, criatividade e muitas surpresas.

A abertura do espaço irá decorrer pelas 11h00 e contará com a apresentação de um conto de fadas clássico, a peça de teatro com marionetas “Branca de Neve”, pela Jangada Teatro. À tarde, pelas 17h30, na Avenida Central, André Sardet irá dar o tom à magia com as mais belas melodias de Natal. Segue-se pelas 18h00 um dos momentos mais aguardados com a inauguração da iluminação de Natal.

Para o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, “em Dezembro, a cidade enche-se de luz, cor e alegria, e transforma-se num lugar mágico, onde todos, de todas as idades, podem viver experiências inesquecíveis, entre inúmeras brincadeiras, diversões e espectáculos culturais.”

“O “Braga é Natal” é um evento único que promove a cultura local, atrai e encanta turistas, dinamiza o comércio e fortalece a identidade colectiva, preservando e valorizando as tradições natalícias da região”, acrescenta o autarca.

Entre as novidades da programação deste ano destaque para os espectáculos de Novo Circo, com “Parada – O Circo dos Elefantes”, pela Companhia espanhola “La Maquiné” e para a Sétima Arte, com a projecção de oito sessões de cinema para toda a família.

Para os mais pequenos haverá uma programação intensa, diversificada e repleta de fantasia, com oficinas, exposições, teatro, animação e o carrossel. De destacar a Parada de Natal, no dia 10 de Dezembro, que contará com mais de 750 participantes numa verdadeira viagem pelo mundo encantado e pelo imaginário natalício.

No mesmo dia, irá decorrer um espectáculo de Stand Up Comedy com os humoristas João Seabra, João Faquire e Miguel 7 Estacas.

Referência também para o Ciclo de Concertos de Natal da Sinfonietta de Braga “Viagem de Inverno” que surge, enquadrado no programa Braga é Natal, como mais uma referência ao nível da fruição das artes eruditas.

O Bolo Rei Gigante e a animação de rua continuam a atrair a presença de muitos milhares de pessoas às ruas da cidade.

O desporto também faz parte da programação com a realização da tradicional Corrida de S. Silvestre, que já vai na sua 45.ª edição, sendo a segunda mais antiga do país e uma das mais participadas.

O Altice Forum Braga é o centro da aventura natalícia com a Pista de Gelo, o Circo de Natal e vários espectáculos de bailado. A Passagem de Ano terá um cariz solidário com “Revenge of the 90s”.

A programação do Braga É Natal estende-se até 12 de Janeiro com concertos de Ano Novo, Encontro de Reis, entre outras iniciativas.

O programa completo está disponível em https://braganatal.cm-braga.pt/