Braga reconhecida como uma Cidade Verde Líder pelas Nações Unidas

0
281

Braga foi homenageada com o prestigiado “Global Green City Award” da Organização das Nações Unidas (ONU), sublinhando o seu compromisso inabalável com a sustentabilidade. Este prémio posiciona Braga entre um restrito grupo de cidades distintas a nível mundial, incluindo Viena, Vancouver, Oakland, Curitiba, Nantes, Mannheim e Yokohama.

O Global Forum on Human Settlements (GFHS 2023), em colaboração com a ONU, entregou o prémio durante o seu fórum anual de debate e análise, realizado na 18ª Sessão Anual do Fórum que decorreu hoje, no Dubai, Emirados Árabes Unidos, com o tema “Transformação Urbana Verde, Justa e Inteligente: Acelerando Sinergicamente a Meta de 1,5°C e os ODS”. O júri avaliou 85 indicadores em diversas categorias, afirmando o excelente desempenho de Braga em áreas-chave que contribuem para o seu estatuto de exemplar verde.

O prémio reconhece a abordagem abrangente de Braga à sustentabilidade, abrangendo factores como a energia, políticas de espaço público, uso sustentável do solo, gestão da água, estratégia de inovação e protecção do património. Ao destacar-se em diversas categorias, Braga demonstra o seu compromisso com um modelo de desenvolvimento urbano holístico e equilibrado.

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, expressou a sua gratidão pelo reconhecimento, sublinhando que este prestigiado prémio “reafirma o compromisso inabalável de Braga em construir um futuro sustentável para os nossos residentes. É um reconhecimento que espelha os esforços colectivos da nossa comunidade, autoridades locais e empresas municipais na promoção de uma Cidade que abraça responsabilidade ambiental, inovação e desenvolvimento urbano inclusivo”.

Dado que Braga se orgulha de ser uma “Cidade Verde Global”, o reconhecimento reforça a determinação da Cidade em continuar a liderar os esforços globais de sustentabilidade, estabelecendo um elevado padrão para as cidades que aspiram a criar espaços urbanos ambientalmente conscientes e resilientes.