Associação da Serra d’Arga vai começar a trabalhar em março

0
432

A associação de municípios da Serra d’Arga, constituída por Caminha, Ponte de Lima, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira, começa a trabalhar em março para garantir a proteção do território a classificar como Paisagem Protegida. O presidente da Câmara de Caminha, Rui Lages, que no primeiro ano assumirá a liderança da associação, adiantou que o primeiro “grande desafio é a formalização da Paisagem Protegida Regional da Serra d’Arga”. “É esse o grande objetivo. Será este o grande foco de atuação nos primeiros tempos desta associação”, afirmou o autarca socialista.

O processo de classificação foi iniciado em 2017, pelos municípios de Caminha, Ponte de Lima, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira, na sequência de estudo realizado no âmbito do projeto “Da Serra d’Arga à Foz do Âncora” apoiado por fundos do Norte 2020.

Rui Lages explicou que “os passos formais que ainda faltam dar para a constituição da associação”, referindo-se à instalação dos órgãos sociais”, vão dar “legitimidade” à nova entidade para requerer junto do Governo a classificação da Serra d’Arga como Paisagem Protegida Regional. “Estamos convictos que no decurso do mês de março os órgãos possam estar empossados, todos com as suas atribuições e competências e a trabalhar em prol da Serra d’Arga, na sua defesa, proteção, conservação e na realização de estudos”, afirmou.