Senhora da Peneda à espera da calendarização do investimento

0
445

A construção de estacionamento no Santuário de Nossa Senhora da Peneda, em Arcos de Valdevez, já lançada a concurso público, é a primeira obra de um plano de valorização do monumento nacional orçado em 5,2 milhões de euros. O presidente da Câmara de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves, referiu ser “a primeira obra de valorização de um dos símbolos máximos do turismo religioso em Portugal, nomeadamente dos monumentos marianos”.

O autarca adiantou que o plano de valorização daquele património, orçado em 5,2 milhões de euros, foi elaborado pela Câmara e pela Confraria de Nossa Senhora da Peneda, e resultou da classificação. “Estamos, o município e a Confraria de Nossa Senhora da Peneda, a tentar encontrar junto dos ministérios da Cultura e da Coesão Territorial, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e de outros organismos do Estado uma calendarização do financiamento para procedermos à execução das obras”, explicou.

Além do estacionamento, agora lançado a concurso público pelo preço base de 321 mil euros e com prazo de execução de 240 dias, o plano de valorização prevê outros arranjos exteriores, intervenções no santuário e nas capelas.

O Santuário de Nossa Senhora da Peneda, integrado na área do Parque Nacional de Peneda-Gerês (PNPG), “foi erguido entre finais do século XVIII e o terceiro quartel de Novecentos, na continuidade do culto a Nossa Senhora das Neves documentado no local desde o século XIII, em espaços sucessivamente ampliados”.