Duarte Ribas: “Em Formariz e Ferreira já não existem casas para alugar”

0
743

A União de Freguesias de Formariz e Ferreira, no concelho de Paredes de Coura, é liderada, desde 2021, por Duarte Ribas, um antigo craque de futebol que treinou no Sporting, jogou no Braga, mas era no seu SC Courense onde tinha a “cadeira de sonho”. Para além de recordar o seu passado ligado ao mundo do futebol, o autarca falou dos principais projectos para a União de Freguesias, nomeadamente a requalificação da antiga escola de Formariz, melhoramentos no cemitério e uma nova ligação entre a estrada nacional e a rotunda de Cenon, em Ferreira.  

Sem qualquer ligação à política antes do convite para ser secretário da União de Freguesias, em 2017, a primeira reação foi de hesitação. “Comecei como secretário através do anterior presidente da Junta. Na altura ainda trabalhava na EDP e pensei muito sobre o assunto. Não queria dois trabalhos ao mesmo tempo. No entanto, o presidente insistiu muito e acabei por aceitar”, declarou, explicando que, entretanto, inverteram-se os papéis. “No mandato atual o anterior presidente foi para secretário e eu assumi o cargo de presidente, agora já sem trabalhar na EDP”, referiu.

A adaptação às novas funções foi gradual e agora já domina todos os assuntos da União de Freguesias. “Ajudou muito começar como secretário. Quando fui eleito presidente já tinha mais conhecimento daquilo que é o trabalho de uma Junta e os problemas que existiam na União. Como presidente a minha disponibilidade também já era de 100 por cento e isso faz a diferença”, apontou.

LEIA A REPORTAGEM NA EDIÇÃO DESTA SEMANA DO “ALTO MINHO”