“Parque empresarial do Alto da Prova vai dar resposta também aos empresários de Arcos de Valdevez”

0
382

A Câmara de Arcos de Valdevez investiu 695 mil euros na aquisição de mais 55 mil metros quadrados de terreno para a criação de um quinto parque empresarial no Alto da Prova, entre Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, prevendo a criação de mais 20 lotes.

Segundo o município, “a nova área de acolhimento empresarial pretende responder à solicitação de empresas que procuram espaços industriais, promovendo fortes dinâmicas económicas”.

 “Há procura de lotes empresariais por empresas locais, de outras zonas do país e por estrangeiros”, sustenta o autarca João Manuel Esteves.

“Recentemente, a Câmara Municipal investiu na ampliação do parque Empresarial de Paçô e concluiu o parque empresarial de Alvora, localizado na zona norte do concelho”, acrescenta a nota.

O autarca social-democrata referiu que a quinta zona industrial, no Alto da Prova, destina-se, entre outras, a “pequenas empresas de promotores locais”.

“Vem dar resposta a investimento de fora do concelho, mas também aos empresários arcuenses, contribuindo para uma efetiva fixação das empresas em Arcos de Valdevez”, sublinhou na ocasião.

Em três dos quatro parques empresariais, atualmente, existentes no concelho – Paçô, Padreiro e Mogueiras – estão instaladas cerca de 80 unidades fabris, dos setores da mecânica e metalomecânica, madeiras e plásticos que empregam mais de três mil trabalhadores.

Na nota, o município de Arcos de Valdevez destaca ainda a atribuição de “um conjunto de benefícios associados aos impostos municipais e aos incentivos à atividade económica no concelho, nomeadamente a isenção de derrama, a redução em 75% nas taxas municipais, entre outros”.

“A existência de áreas para acolhimento empresarial e o conjunto de incentivos municipais tem contribuído para esta procura”, acrescenta João Manuel Esteves.

O concelho dispõe ainda “do único Centro de Interface Tecnológica Industrial, o CiTin, localizado em Arcos de Valdevez, uma mais-valia para as empresas instaladas, bem como para a atração de novas empresas, pelo apoio que presta ao desenvolvimento e inovação empresarial”.