Barcelos une pai craque do hóquei e filho craque do futebol

0
892

Barcelos uniu Rui e Martim Neto, pai e filho de Viana do Castelo, que representam os dois principais emblemas da cidade do galo. Rui Neto foi contratado recentemente para treinar o Óquei Clube de Barcelos e Martim Neto tem brilhado ao serviço do Gil Vicente. Pai e filho defrontaram-se num animado quiz, no pavilhão municipal de Barcelos, considerado a “catedral” do hóquei.

O pai revelou-se mais conhecedor das façanhas do filho. Já Martim ficou hesitante com algumas perguntas sobre o passado do pai enquanto jogador e treinador de hóquei em patins. Logo na primeira pergunta, Martim esqueceu-se que o pai tinha treinado a Associação Desportiva Juventude Vila Praia. Na última pergunta, ambos “chumbaram” nas respostas sobre o nome das maiores festas de Barcelos (Festa das Cruzes) e do número de freguesias que o concelho tem (89).

Para desempatar, Rui Neto perguntou ao filho quantos campeonatos nacionais ganhou. Martim acertou e disse três. O médio do Gil Vicente perguntou, então, ao pai qual o seu maior sonho no futebol e confessou que é ganhar uma competição pela seleção nacional.

No final do quiz, Rui Neto assumiu que agora será mais fácil acompanhar os jogos do filho. “Estou orgulhoso do percurso que ele tem feito e do investimento que ele fez, desde que foi muito novo, com 12 anos, para Lisboa. Mas sempre que vou ver os jogos dele, nunca consigo ver um jogo como um adepto comum, nem como pai, tenho sempre a vertente de treinador e ele sabe que eu sou bastante crítico”, afirmou.

Martim Neto lembrou que também acompanhou os jogos do pai, desde criança, quando ele treinava a Juventude de Viana. “Sempre gostei de ir ver os jogos e vibrei muito na bancada. E tê-lo agora em Barcelos, perto de mim, é muito bom porque vou poder acompanhar mais de perto e é um orgulho enorme porque sei que ele gosta muito de treinar e de estar aqui no Óquei”, declarou o médio gilista.