Sindicato pede intervenção do Instituto de Emprego para apoiar trabalhadores despedidos na Coindu

0
388

O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e Afins (SIMA) denunciou mais um despedimento coletivo na fábrica da Coindu, em Arcos de Valdevez, abrangendo mais de 30 trabalhadores e apelou à intervenção das entidades oficiais.

“Depois de um despedimento de várias centenas de trabalhadores na Coindu, em Arcos de Valdevez, em novembro de 2023, esta estrutura sindical foi agora informada que haverá novo despedimento coletivo, desta feita abrangendo mais de três dezenas de trabalhadores naquela unidade, como parte de um plano de reestruturação”, refere o SIMA em comunicado.

Para o SIMA, “a empresa tem um valor estratégico muito grande para região em que está situada” e considera que o “contínuo recurso ao despedimento coletivo leva que seja urgente a intervenção das estruturas municipais, como o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) para avaliar a qualificação ou requalificação dos trabalhadores”.

O SIMA reclama ainda a intervenção “do Ministério do Trabalho, através da Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT)”. “O SIMA entende que é necessária uma estratégia para estes trabalhadores e avaliar a possibilidade de integração”, refere a nota. O sindicato diz estar “muito preocupado com o futuro da unidade e dos trabalhadores” face aos “consecutivos despedimentos coletivos”.