O Bolo de Mel de Ponte da Barca “adoça a vida”

0
356

Numa tarde quente de primavera e com a aragem refrescante do Rio Lima, o Bolo de Mel voltou a ser servido para satisfação dos mais gulosos em Ponte da Barca. Confecionado por duas pastelarias barquenses, o bolo alcançou os 216, 9 metros, batendo o recorde do ano passado, e foi exposto, pela primeira vez, no Choupal.

Luísa e Leonel Fernandes, pai e filha naturais de Entre-Ambos-os-Rios,  ficaram fãs do bolo.  “Usa o mel característico do Alto Minho e promove os produtos de Ponte da Barca”, ressalvou Luísa Fernandes, concordando com a mudança do local do evento. “Enquadra-se bem na iniciativa e é uma das zonas mais bonitas da vila, apesar de ser pouco utilizada”, declarou a jovem de 24 anos. Por sua vez, Leonel Fernandes considera que a iniciativa dinamiza Ponte da Barca. “Vem muita gente de propósito a Ponte da Barca para provar o bolo. Deviam existir mais eventos deste género”, vincou.

Com 79 anos e natural de Vila Nova de Famalicão, Maria Amélia Azevedo costuma passear em Ponte da Barca, mas nunca tinha provado o bolo de mel. “Disseram-me que era bom e eu quis ver se era verdade. É bom provar uma coisa doce para adoçar a vida”, riu-se a mulher de 79 anos.

Para Augusto Marinho, presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, o crescimento do evento justificou a mudança do evento para o Choupal. “Cada vez mais tinha impacto no trânsito. No Choupal as pessoas também desfrutam de um espaço acolhedor e que irá proporcionar uma festa muito bonita”, frisou o edil, mostrando-se agradado pela adesão à iniciativa, acreditando que “é sempre apetecível vir a Ponte da Barca”. “É uma terra muito bonita e hospitaleira. Porém, não é todos os dias que temos um bolo de mais de 200 metros e as pessoas ficam maravilhadas com isso”, declarou Augusto Marinho.