Protecção Civil “demonstrada” no Campo d’Agonia

0
336

OCampo d’Agonia, em Viana do Castelo, acolheu uma demonstração de meios da Proteção Civil Municipal, numa iniciativa aberta a toda a comunidade que contou com a visita de centenas de alunos das escolas vianenses e utentes de instituições.

O objetivo da iniciativa, que contou com a visita da Vereadora da Proteção Civil, Fabíola Oliveira, foi demonstrar as variadas valências dos diversos agentes da proteção civil, entre Companhia de Bombeiros Sapadores e Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo, Sapadores Florestais, Polícia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana, Polícia Marítima, Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Coordenada Decimal – Associação de Nadadores Salvadores de Viana do Castelo e Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

A demonstração operacional incluiu veículos de diversas valências da PSP e GNR, uma moto 4 de patrulhamento costeiro da Polícia Marítima, um veículo-escada, uma ambulância de socorro, veículo de salvamento e desencarceramento de veículo ligeiro de combate a incêndios dos bombeiros. Incluiu ainda as três equipas de Sapadores Florestais, de Carvoeiro, Montaria e Viana do Castelo, com veículos ligeiros de combate a incêndios. A associação Coordenada Decimal participou na ação para sensibilizar para os cuidados a ter nas praias e a ANEPC colaborou com um veículo de comando e comunicações para coordenação de grandes incêndios, disponível para visitas.

Nesta ação de demonstração de meios, os visitantes tiveram oportunidade de contactar com os profissionais das diversas entidades, visitar os diferentes veículos expostos, conhecer o interior das ambulâncias, experimentar subir no veículo-escada, utilizar mangueiras dos veículos ligeiros de combate a incêndios, esclarecer dúvidas e muito mais.