Iúri de prata “dourada” em Paris

0
800

O vianense Iúri Leitão acaba de conquistar a medalha de prata na prova de omnium do ciclismo de pista nos Jogos Olímpicos de Paris. Numa sucessão emocionante de sprints e com uma velocidade alucinante, o ciclista minhoto arrasou na capital francesa e deixou Santa Marta de Portuzelo e todo Portugal em delírio.

Na estreia olímpica masculina de Portugal no ciclismo de pista, Iúri Leitão concluiu o omnium com 153 pontos, atrás do francês Benjamin Thomas (164) e à frente do belga Fábio van den Bossche (131), dando a segunda medalha à Missão portuguesa em Paris2024, depois do bronze da judoca Patrícia Sampaio em -78 kg.

O primeiro-ministro Luís Montenegro já felicitou  Iúri Leitão.

“Com uma prova espetacular, Iúri Leitão leva de novo Portugal ao pódio dos Jogos Olímpicos com a medalha de prata na prova de omnium. Que orgulho. Parabéns Iúri Leitão”, escreveu o governante, na rede social ‘X’ (antigo Twitter). Segundo Montenegro, também o ciclismo português está de parabéns com esta medalha olímpica na pista, por estar “sempre ao mais alto nível”.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, salientou a “grande alegria” para Portugal que representou a conquista de uma medalha de prata pelo ciclista Iúri Leitão nos Jogos Olímpicos de Paris.

“É uma grande, grande, grande alegria! Se a anterior [medalha de bronze de Patrícia Sampaio] já foi uma grande alegria, a medalha de prata é uma alegria maior. E estamos à espera das medalhas de ouro”, comentou Marcelo Rebelo de Sousa, à porta do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, que foi visitar acompanhado pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, e pela ministra da Saúde, Ana Paula Martins.

Logo após o comentário, Marcelo Rebelo de Sousa colocou uma nota no portal da Presidência na Internet para felicitar Iúri Leitão pela conquista da medalha de prata na prova de ciclismo Omnium nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

“O Campeão do Mundo em 2023 esteve sempre ao mais alto nível nas quatro provas que compõem a modalidade, conquistando a primeira medalha olímpica de Portugal no ciclismo de Pista. Em nome de Portugal e dos Portugueses, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa agradece a Iúri Leitão que, com esta entusiasmante prestação, engrandece o desporto nacional”, lê-se na nota.