
LEIA NESTA EDIÇÃO DO "ALTO MINHO"
“Jogar futebol feminino no Vianense é fixe”
A secção de futebol do Sport Clube Vianense tem atualmente seis meninas, com idades entre os seis e os 13 anos. Cinco nos escalões de petizes e de traquinas e uma nos infantis. O objetivo é alargar esse número e poder, um dia, voltar a ter uma equipa feminina, mas o “problema estrutural de falta de espaços” no Estádio Dr. José de Matos, há tanto alertado pela coletividade, está a impedir a sua concretização.
“A equipa feminina precisava de um espaço à parte. É difícil termos uma equipa de futebol feminino aqui”, lamentou Carlos Bouças, coordenador técnico da academia do Vianense, lembrando que o clube já teve uma equipa, há poucos anos, mas as atletas “tinham idades muito díspares, treinavam todas juntas, e o projeto acabou por não vingar”.
Certo de que “captar meninas de baixo escalão etário” não é difícil, Carlos Bouças explicou que, para já, vai ser esse o caminho, até porque, “sem infraestruturas adequadas, não poderia ser dada uma boa resposta” a um grande projeto feminino.
O técnico revelou ainda que, embora o objetivo não seja competitivo, mas sim o de promover a prática do desporto e ajudar as crianças a divertirem-se no relvado, é importante que as meninas sejam ainda muito novas quando pisam pela primeira vez o relvado, porque se começarem aos “12 ou 13 anos, será mais difícil jogarem com meninos que já jogam há quatro ou cinco”, embora as regras permitam equipas mistas até aos iniciados.
Ainda assim, Carlos Bouças sublinhou que o Vianense não fecha as portas a ninguém e que todas as meninas são bem-vindas a praticarem futebol no clube.
Ana Pires, de sete anos, é uma das seis meninas que jogam futebol no Vianense. E está a adorar. “Comecei este ano. Vim porque queria estar com o meu irmão. Ele tem dez anos e joga nos sub-11”, revelou depois de um treino de cerca de uma hora no principal relvado do Dr. José de Matos.
A menina disse ainda que “jogar no Vianense é fixe” e que praticar a modalidade a ajuda a ficar mais “magra e forte”.
Sofia Paz, de nove anos, também tem gostado muito de jogar futebol na equipa de Viana do Castelo. “Comecei aqui no ano passado, mas já jogava desde o primeiro ano de escola com os meus amigos. Jogar aqui é divertido”, declarou.