
Trincão,o “leão” vianense que serviu a “dobradinha”
O vianense Francisco Trincão carimbou a “dobradinha” do Sporting ao marcar o terceiro golo dos “leões” e assistir para o segundo na final da Taça de Portugal. O Sporting bateu o Benfica na final da 85.ª edição da Taça de Portugal por 3-1, dias após assegurar o primeiro ‘bicampeonato’ em sete décadas. O craque alto-minhoto já tinha sido decisivo na conquista do título de campeão nacional.
Já depois de ter levantado a taça, Trincão manifestou: “É um orgulho enorme. Os adeptos acreditaram em nós desde o início e estamos muito felizes, queríamos dar-lhes esta alegria. Foi crença, acreditar até ao fim. Sabíamos que seria um jogo difícil. Estes jogos decidem-se nos detalhes, a partir do penálti ganhámos energia e força para o resto do jogo.”
O alto-minhoto confidencou ainda: “Vou descansar e depois vou pensar na Seleção.”
No Jamor, a formação comandada por Rui Borges bateu a equipa de Bruno Lage por 3-1, após prolongamento, com golos de Gyökeres, aos 90+11, de penálti, Harder, aos 99, e Trincão, aos 120+1, depois de Kökçü adiantar as ‘águias’, aos 47.
Os ‘leões’ já não conseguiam tal proeza desde o começo do século XXI, mais precisamente desde 2001/02, quando ganharam o campeonato, cinco pontos à frente do Boavista, e a Taça de Portugal, com um triunfo por 1-0 face ao Leixões, de Carlos Carvalhal, liderados por László Bölöni.