
“Supercircuito de Lousada é incrível”
Muito público e corridas emocionantes marcaram a prova de abertura do Campeonato do Mundo de Ralicross (WRX). No final, venceu a tecnologia mais amiga do ambiente, através do finlandês Niclas Grönholm (filho do bicampeão do mundo de ralis Marcus Grönholm), ao volante de um PWR R1 elétrico. Nas bancadas, a festa foi ainda maior com o triunfo do português João Ribeiro na prova reservada ao Europeu da categoria RX3.
A estreia internacional do renovado e, agora designado, Circuito Internacional de Lousada, foi um verdadeiro sucesso, com a rápida curva em terra, com um banking de 14 graus, a ganhar o estatuto de ícone mundial e são os pilotos que o dizem. Johan Kristofferson, heptacampeão do mundo de ralicross, afirmou: “O traçado é muito, muito bom. O trabalho que fizeram em Lousada foi incrível. A nova seção em terra é mais técnica, mas todo o circuito é bom e divertido”. Kevin Hansen, vice-campeão do mundo, também gostou do que viu: “É incrível como criaram um supercircuito em tão pouco tempo. A aderência é muito boa e permite um andamento fluído. Já a curva rápida em terra é única”, disse.
O ralicross é uma competição rica em ação e a prova de abertura do Mundial de 2025 foi verdadeiramente espetacular, com finais disputadas até ao último metro, para gáudio dos mais de 10 mil espetadores que, com o seu entusiasmo, contribuíram para um ambiente verdadeiramente ímpar.
A jornada reservada ao WRX proporcionou uma extraordinária batalha tecnológica entre carros de tração integral com motor térmico com mais de 600 cavalos de potência e motores elétricos de 680 cavalos. A final foi uma corrida louca, com os seis pilotos a levarem a luta por uma posição até ao limite. O campeão do mundo Johan Kristofferson (VW Polo WRX) saiu da primeira linha e, na tentativa de chegar à liderança, acabou por se atrasar e perder a possibilidade de vencer pela sexta vez em Lousada. Niclas Grönholm (PWR RX1) foi menos exuberante, mas mais eficaz e liderou a corrida de princípio a fim, conseguindo um triunfo indiscutível. O filho do ex-bicampeão mundial de ralis, Marcus Grönholm, sublinhou: “Foi um dia excelente e estou muito contente. Traçámos uma estratégia e vimos onde podíamos melhorar para a corrida, que foi muito disputada”. O finlandês fez ainda questão de reconhecer: “Gosto muito dos fãs e de correr em Portugal”.
Timmy Hansen (Peugeot 208 WRXe) foi segundo classificado e reforçou o domínio dos carros elétricos nesta prova. “Foi um fim de semana perfeito e com uma atmosfera fantástica. Quando estava na partida e vi aquela multidão à minha frente na bancada fiquei impressionado. A corrida foi muito disputada e com diferenças curtas, mas fiz um bom trabalho”, frisou o piloto sueco. Ole Veiby (WV Polo WRX) terminou na terceira posição e defendeu a honra dos motores de combustão interna. “Apesar das dificuldades iniciais, o desempenho com a nova equivalência de rendimento foi bom. Os tempos por volta são semelhantes aos carros elétricos, mas no arranque eles têm vantagem. Esperava mais, mas um pódio é sempre bom. Vamos trabalhar para melhorar”, garantiu.
Lousada marcou também o início do Europeu de Ralicross para as categorias RX1 e RX3, onde competiram pilotos portugueses. O grande dominador das qualificações na categoria RX1, Yuri Belevski (Audi S1) voltou a mostrar um andamento superior aos adversários e ganhou com uma vantagem pouco habitual nestas corridas.
Os pilotos portugueses dominaram a categoria Euro RX3 e ocuparam as duas primeiras posições numa corrida intensa. Ao longo do fim de semana, o vice-campeão europeu João Ribeiro (Audi A1) mostrou um andamento claramente superior e, na final, liderou desde a primeira volta. “Foi um fim de semana perfeito, já que ganhei todas as corridas. Contudo, na meia-final, um toque no muro podia ter comprometido o resultado, mas a equipa recuperou o carro para a final”, explicou o piloto. Foi a melhor forma de começar o Europeu, com o objetivo de conquistar o título na categoria RX3: “É uma motivação extra começar com uma vitória, tendo em conta o meu objetivo de ser campeão europeu.”
A competição de Kartcross teve como vencedor Sérgio Castro, seguido por Jorge Gonzaga e Pedro Marques.
CLASSIFICAÇÕES DAS FINAIS
World RX
1º Niclas GRÖNHOLM (PWR RX1), 6 voltas, em 3:57.510s
2º Timmy HANSEN (Peugeot 208 EV), a 0.917s
3º Ole Christian VEIBY (Volkswagen Polo RX1), a 1.140S
4º Kevin HANSEN (Peugeot 208 EV), a 1.617s
5º Johan KRISTOFFERSSON (Volkswagen Polo RX1), a 2.138s
6º Klara ANDERSSON (PWR RX1), a 9.741s
Euro RX1
1º Yury BELEVSKIY (Audi S1), 6 voltas, em 3:56.722s
2º Damian LITWINOWICZ (Audi S1), a 5.740s
3º Mika LIIMATAINEN (Hyundai i20 RX1), a 7.254s
4º Martin ENLUND (Ford Fiesta), a 7.985s
5º László KISS (Peugeot 208 WRX), 9.198s
6º José OLIVEIRA (Peugeot 208 WRX), a 10.362s
Euro RX3
1º João RIBEIRO (Audi A1), 6 voltas, em 4:20.515s
2º André SOUSA (Audi A1), a 3.974s
3º Sámuel KOVÁCS (Škoda Fabia), a 4.589s
4º Joaquim MACHADO (Audi A1), a 6.513s
5º Libor TEJEŠ (Audi A1), a 7.284s
6º Rytis GURKLYS (Audi A1), a 7.945s
Kartcross
1º Sérgio Castro, 6 voltas, em 4:09.449
2º Jorge Gonzaga, a 0.462s
3º Pedro Marques, a 4.542s
4º Tiago Costa, a 6.031s
5º João Pinheiro, a 6.634s
6º Renato Campos, a 10.090s