“Diálogos com os artistas serão um dos grandes atrativos do IKFEM de 2025”

0
78

Milhanas, Fillas de Cassandra, Rita Rocha e a Orquestra Jazz de Matosinhos são alguns dos nomes do cartaz do IKFEM Festival Tui-Valença, que se realiza entre 16 e 20 de julho. Antonio Orozco, James Rhodes e Perico Sambeat estão também confirmados na 13.ª edição do encontro cultural transfronteiriço que apresenta espetáculos na Alameda de Tui, na Galiza, Espanha, e na Fortaleza de Valença, no distrito de Viana do Castelo, indicou a organização em comunicado.

Entre as novidades deste ano está o concurso musical Novas Ondas Sonoras, “que distingue jovens talentos da Galiza e do Norte de Portugal com um troféu e um prémio de 1.000 euros” e tem por objetivo “fomentar, descobrir e dar visibilidade ao talento de jovens intérpretes da Eurorregião Galiza – Norte de Portugal”.

O concurso está aberto a participantes da Galiza e do Norte de Portugal com idades entre os 12 e os 30 anos, e quer “premiar a criatividade, a técnica e a expressividade que representem a diversidade cultural e artística desta região comum”.

Após o período de inscrições, que termina no dia 22, um júri vai selecionar cinco finalistas, sendo o sexto escolhido pelo público através de uma votação nas redes sociais. Os finalistas atuam na final agendada para 19 de julho, na Alameda de Tui (11:00). O grupo ou solista vencedor recebe um troféu e um prémio de 1.000 euros, contabilizado como honorários por um concerto no IKFEM Festival Tui-Valença 2026.

Quanto aos espetáculos, começam no dia 16 pelas 21:30 na Fortaleza de Valença, com Antonio Orozco, “um dos artistas mais destacados da música espanhola, com mais de 1,5 milhões de discos vendidos e 2.500 concertos realizados pelo mundo”, e Rita Rocha, “uma das vozes mais promissoras da música nacional”.

A gala solidária terá a participação do grupo musical CaixaSon, “um projeto pioneiro de inclusão musical entre Espanha e Portugal que acolhe a diversidade como um valor para a sociedade, demonstrando como a música é uma poderosa linguagem universal que ultrapassa fronteiras”.

Milhanas com a participação especial de Fillas de Cassandra, um duo revelação da cena musical galega, apresentam-se na Fortaleza de Valença no dia 17 às 21:30.

No dia 18, às 21:30, na Alameda de Tui, é a vez de James Rhodes, um “pianista e escritor britânico radicado em Espanha, transforma concertos clássicos em experiências inclusivas e próximas, conectando o público à música de grandes compositores como Chopin, Brahms e Rachmaninov”.

No dia 19 às 19:30 a Alameda de Tui acolhe I Love Rock and Rol, “um concerto familiar e educativo com os maiores êxitos do rock mundial”, passando pelos Beatles, Led Zeppelin, AC/DC, Guns & Roses, Metallica, Iron Maiden ou Nirvana.

A Fortaleza de Valença recebe, no dia 20 às 21:30, o saxofonista espanhol Perico Sambeat junta-se à Orquestra Jazz de Matosinhos para apresentar o novo álbum Boreal.

Outra das novidades vai ser o curso sobre metodologia musical inclusiva (dias 17 e 18, 09:00, Espaço Sociocultural Camilo José Cela, Tui), ministrado por Francisco Borro, “uma referência na área da inclusão e atenção à diversidade no ensino da música”.

De acordo com a organização, “os diálogos com os artistas serão outro dos grandes atrativos do IKFEM de 2025”, sendo que a iniciativa acontecerá com Milhanas com Fillas de Cassandra (dia 17, Valença, 18:30), James Rhodes (dia 18, Tui, 19:30, hora espanhola) e Perico Sambeat com a Orquestra Jazz de Matosinhos (dia 20, Valença, 18:30).

“Neste ciclo de conversas, os artistas que integram o festival vão partilhar a sua visão da arte, as suas histórias pessoais e a sua ligação a Espanha e Portugal. Falar-se-á de música, criatividade e inspiração, mas também do valor dos projetos que ultrapassam fronteiras e de como a arte pode ser uma ponte entre realidades distintas”, descreve a organização.