VÍDEO – Pimenta e Ramalho fecham europeus com chave d’ouro

0
64

Fernando Pimenta e José Ramalho sagraram-se campeões da Europa de maratonas em K2, o nono pódio da seleção portuguesa em ponte de Lima. A dupla tricampeã do Mundo de K2, mas que apenas este ano conseguiu estrear-se nos Europeus, impôs-se ao concluir os 29,8 quilómetros com o tempo de 02:01.57 horas, superando os húngaros Adrian Boros e Tamas Erdelyi, por dois segundos, e os espanhóis Miguel Llorens e Alberto Plaza, por cinco. Nesta prova, a outra dupla lusa, composta por Francisco dos Santos e João Sousa, terminou no sétimo posto. Na sexta-feira, Pimenta já tinha sido campeão da Europa na prova curta de K1, de 3,4 quilómetros, e na qual o bronze coube a José Ramalho, que foi prata no sábado nos 29,8 quilómetros do K1. Este foi o nono pódio de Portugal nos Europeus, o quarto de ouro.

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, já felicitou a canoagem nacional, após a conquista de nove medalhas no Campeonato da Europa, afirmando que o trabalho dos atletas é uma inspiração e a sua resiliência um exemplo.

“Parabéns à canoagem nacional, parabéns aos atletas portugueses! Vocês são o nosso orgulho!”, lê-se numa publicação de Luís Montenegro na rede social X (antigo Twitter).

O primeiro-ministro destaca que Portugal conquistou nove medalhas no Campeonato da Europa de Canoagem de Maratona 2025, que termina hoje em Ponte de Lima. “O vosso trabalho é uma inspiração, a vossa resiliência um exemplo. É uma honra enorme ver-vos representar Portugal. Obrigado”, refere Luís Montenegro.

Entre as noves medalhas conquistadas, quatro foram de ouro, outras quatro de prata e uma de bronze. Os Europeus de canoagem juntam cerca de 250 competidores em representação de 26 países.